[ editar artigo]

Síntese do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Curitiba e RMC

Síntese do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Curitiba e RMC

 

Os Ecossistemas de Inovação necessitam da conexão de empreendedores, empresários, organizações públicas e privadas, instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, instituições de fomento e governo para, de forma colaborativa, desenvolver ações que apoiem o fortalecimento da inovação e da competitividade de suas empresas.

A integração dos atores e dos processos de um ecossistema possibilita a efetividade de resultados e reflete o grau de maturidade desse ecossistema.

 

Em função destes aspectos e da chamada de projetos do Sebrae Nacional, o Sebrae/PR, em parceria com a Fundação CERTI e com apoio da Agência Curitiba, realizou o estudo técnico de mapeamento do Ecossistema de Inovação de Curitiba e Região Metropolitana e identificou os setores prioritários da região.

O trabalho teve como escopo a contextualização com apresentação do estudo de identificação dos setores prioritários e do grau de maturidade do Ecossistema de Inovação de Curitiba e RMC, bem como do grau de maturidade das suas áreas tecnológicas na região.

E além do levantamento, foram feitas análises e validação das dores e fortalezas das respectivas áreas tecnológicas e a criação das primeiras propostas para estruturação de um plano de desenvolvimento das governanças por setores na cidade e RMC.

A participação dos diversos atores do ecossistema foi imprescindível para o desenvolvimento da Inovação nos setores potenciais da economia de Curitiba e região. Esse é um processo especial de co-criar as estratégias de desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Curitiba e RMC e que ainda irá desencadear diversas etapas.

 

 

E se você faz parte de alguma das entidades que representam o ecossistema e tem interesse em receber o estudo completo do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Curitiba e RMC mande um e-mail para: Weliton Perdomo wperdomo@pr.sebrae.com.br 

 


Participe da Comunidade Ambientes de Inovação para ter acesso ao conteúdo exclusivo sobre os ecossistemas e ações de promoção da inovação no Paraná.

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Weliton Perdomo
Weliton Perdomo Seguir

Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você