[ editar artigo]

Não sei como usar design na minha empresa

Não sei como usar design na minha empresa
  • Meu negócio é pequeno e tenho restrição de recurso para investir!
  • Sei que design é importante mas não sei como usar no meu negócio!
  • Quero me diferenciar dos meus concorrentes, mas como fazer isso de forma segura!
  • Não sei contratar serviço de design, comunicação e marketing!

Escuto estas frases diariamente de empresários que tem um bom produto, um bom serviço, uma excelente entrega, mas não conseguem demonstrar facilmente aos seus clientes. Precisamos lembrar que além de empresários, também somos consumidores, somos pessoas que analisam bem antes da compra, que comparam preços, analisam a qualidade e ainda por cima, pessoas que possuem gostos e vontades que muitas vezes não conseguimos explicar porque compramos determinadas coisas.

O design auxilia exatamente nestas últimas demandas, o lado sensorial e emocional que muitas vezes não conseguimos explicar, mas que faz a total diferença no momento da compra. Vamos imaginar uma prateleira, uma gôndola, uma vitrine cheia de produtos. Ao passar em frente, algo me chama a atenção!

Analisar os fatores que direcionam as pessoas a escolher um em detrimento ao outro, analisar as tendências de comportamento: as quantidades, o sabor, a cor, a forma, as dimensões até a palavra mágica que atraiu os olhares é tarefa de um designer e tenho visto que esta relação, muitas vezes não é fluida porque as relações precisam de gestão.

A gestão do design pode e deve ser aplicada na relação entre, designer e empresário, para que os ganhos sejam maiores e os negócios sejam mais rentáveis.

Algumas dicas para te convencer a utilizar a gestão do design na sua próxima empreitada:

  1. Não sei onde encontrar o profissional ideal para meu segmento;
  2. Não tenho tempo para as ações de design pois tenho que focar na parte técnica;
  3. Nunca fiz um contrato com este prestador de serviço;
  4. Não consigo explicar direito como quero minha marca, minha embalagem, meu produto, meu site, e outras coisas.

Facilitar este processo, dinamizar as entregas e economizar recursos é possível com a gestão eficiente de design, e pode ser usado nas empresas de micro, pequeno e médio porte, principalmente porque elas não possuem grandes estruturas e departamentos para este serviço.

A gestão do design é uma forma eficiente de harmonizar demandas da empresa, repasses para prestadores de serviço e garantir efetividade de resultados com menor tempo.

 

Ana Brum Expert em Gestão do Design com mais de 20 anos de atuação no Brasil, em empresas de diversos setores produtivos. Contato:  anabrumdesign@gmail.com / (41) 98714-7400

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Ana Brum
Ana Brum Seguir

Ana Brum, expert em gestão do design com mais de 20 anos de atuação no Brasil em empresas de diversos setores produtivos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você