[ editar artigo]

O casulo criativo

O casulo criativo

"A mente intuitiva é um dom sagrado e a mente racional, um servo fiel". 

"Criamos uma sociedade que honra o servo e se esqueceu do dom".

Ambas as frases foram ditas por Albert Einstein e retrata exatamente o que acontece com muitos de nós, afinal tem se tornado cada vez mais difícil conseguir momentos sem interrupções para que possamos refletir e alimentar o nosso processo criativo. A criatividade surge muitas vezes da observação e do fato de não fazer "nada".

Muitas empresas esperam contratar profissionais inovadores, e isso as vezes está explicito como uma das habilidades essenciais para a vaga, mas essas mesmas empresas esquecem que precisam proporcionar uma atmosfera ideal para esses profissionais. 

O fluxo ininterrupto de e-mails, reuniões e ligações que não levam a lugar algum, muitas vezes nos deixam em uma sintonia diferente da qual o nosso cérebro precisa para a serendipidade. Em meio ao caos em que vivemos a criatividade fica abalada. Se não existe criatividade, como vai existir inovação?

Veja só, as melhores ideias surgem geralmente nos momentos em que estamos ociosos ou quando nos desligamos do nosso caos interno, por exemplo: quando fazemos uma caminhada ou corrida no parque. Reflita sobre isso!

A chave da criatividade é uma experiência imersiva e passiva, é quando estimulamos o nosso sistema sensorial. Talvez uma série ou um filme interessante produza um pouco desse efeito. Não tem necessariamente uma receita, o que existe são ações e movimentos que podem nos tornar mais criativos e consequentemente mais inovadores, precisamos descobrir o que desperta esse efeito em nós. 

As empresas de forma geral estão cada vez mais preocupadas com isso, é um soft skills muito importante para o desenvolvimento organizacional. Você gostaria de um profissional na equipe com capacidade para resolver problemas complexos? Tenho certeza que sim! Mas como fazer isso sem usar a criatividade?

E não basta apenas usar a criatividade, é preciso que essa criatividade se torne um processo dentro da empresa. Ideias são geradas pelos seres humanos. E inovação é o processo criativo aplicado na prática, com resultados claros e recorrentes. É muito importante que os gestores entendam que para a inovação acontecer como cultura é preciso mudar velhos hábitos. E aí, você está disposto(a) a fazer essa mudança?

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Diogo Macenhan
Diogo Macenhan Seguir

Administrador, pós-graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, consultor de negócios, especialista em MEG - Modelo de Excelência em Gestão, planejamento estratégico, inovação e metodologias ágeis. Palestrante e professor apaixonado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você