[ editar artigo]

Inovação - O que é uma incubadora?

Inovação - O que é uma incubadora?

As incubadoras ainda são um dos principais ambientes para gerar inovação nos ecossistemas, especialmente tendo como sede as universidades, pois esses são locais que realizam acompanhamento constante para que novos negócios caminhem com as próprias pernas. 

A partir desse texto, vamos trazer uma série de posts sobre o assunto das incubadoras e a importância de fomentar o empreendedorismo nesses ambientes de inovação.

Uma incubadora é um ambiente especialmente planejado para a difusão do conhecimento e da inovação. Na incubadora as empresas nascentes têm acesso a serviços especializados e consultorias que facilitam seu desenvolvimento e a realização de projetos inovadores.

As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas.

Geralmente as incubadoras ofertam ainda espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os empreendedores – chamados neste momento de empresas incubadas – e promovem acesso a serviços que as empresas dificilmente encontrariam agindo sozinhas e sem orientação adequada no mercado.

Além deste espaço individualizado para a instalação de escritórios ou laboratórios, as incubadoras oferecem sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria, bibliotecas e uma série de outros benefícios por meio de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privadas.

Esse vídeo vai ajudar a demonstrar do que estamos falando:

As incubadoras geralmente apoiam os negócios nas seguintes áreas:

  • Gestão empresarial;
  • Gestão tecnológica;
  • Comercialização de produtos e serviços;
  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Assistência jurídica;
  • Captação de recursos;
  • Contratos com financiadores;
  • Engenharia de produção;
  • Propriedade intelectual.

 

E aí curtiu as dicas?

Se você tem interesse em constituir uma incubadora no seu ecossistema deixe o seu comentário ou mande um e-mail para WPerdomo@pr.sebrae.com.br podemos ajudar a estruturar o seu ambiente de inovação.

 

Não deixe de clicar em PARTICIPAR na Comunidade Ambientes de Inovação para receber notificações sobre esse e outros assuntos. 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Weliton Perdomo
Weliton Perdomo Seguir

Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você