[ editar artigo]

O que te impede de inovar?

O que te impede de inovar?

Muitos ouvem que inovação é o caminho para transformação e crescimento, e quando penso nessa frase me lembro como conheci um dos programas do Sebrae/PR, e hoje tudo faz sentido. Minha jornada na inovação e tecnologia começou trabalhando com os Agentes Locais de Inovação, você leitor já ouviu falar? Se não ainda, hoje venho te trazer um pouco como esse programa revoluciona as empresas.

Vamos imaginar que você é um empresário e está à procura de uma inovação para sua empresa, mais sozinho não consegue, aí surge uma solução, só que atualmente a palavra-chave inovação está repetida milhares de vezes, porém quem pode te ajudar?

O programa Agentes Locais de Inovação foi criado para ajudar empresas de pequeno porte, seu objetivo é promover a prática continuada de ações de inovação, por meio de orientação proativa, gratuita e personalizada. Esta orientação é realizada por uma pessoa que é nomeada como ALI, sendo bolsista CNPq, todos selecionados e capacitados pelo Sebrae.

Esses agentes têm perfil multidisciplinar, visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio atendido no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, financeiro, estrutural, de produtos, serviços e processos produtivos.

O último ciclo trouxe grandes expectativas e surpresas, sendo assim, elaboramos um livro o qual conta histórias inspiradoras, a 5ª Edição do livro - ciclo 2016 a 2019, evidencia o papel do Sebrae/PR no fomento à inovação para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Com destaque para o estudo de casos de inovação, a publicação apresenta relatos do trabalho realizado. Mesmo diante do cenário econômico adverso que tínhamos, a criação e o modo de se reinventar das MPEs foi o diferencial para muitas histórias de empreendedores os quais aceitaram o desafio do programa como uma forma de se manter e expandir mercado por meio da inovação, essa é uma exclamação de nossos diretores em suas falas.

A cada dia eu me encanto com a inovação e como ela pode mudar tudo. Você já preparou sua empresa para inovar? Qual a realidade da sua empresa?

Portanto, eu finalizo dizendo que, para ser inovação de verdade, deve ser útil à sociedade.

Se deseja saber mais sobre as histórias de empresários que participaram do programa ALI, acesse o livro em: http://www.sebraepr.com.br/wp-content/uploads/2019/11/Estudos-casos-inovadores-2016-2019.pdf

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Karoline de Souza Pereira
Karoline de Souza Pereira Seguir

Assistente Inovação e Tecnologia - Sebrae/PR. Administradora.

Ler conteúdo completo
Indicados para você