[ editar artigo]

Oportunidade na crise: como iniciar uma startup

Oportunidade na crise: como iniciar uma startup

Antes de qualquer coisa, para que uma startup seja considerada de sucesso, esta deve fugir completamente dos modelos tradicionais de negócio. 

Em sua grande maioria, as startups surgem de uma forma totalmente digital, mas isso não precisa ser necessariamente uma regra. Seu grande diferencial é estar focada em seu crescimento e, também, nas receitas para seu financiamento. 

Ficou interessado? Então, aproveite que separamos algumas dicas de como você pode criar uma startup em um momento de crise.

Pense alto 💭

É nesse momento que um novo empreendedor deve pensar em encontrar soluções mundiais que possam gerar interesse de grandes investidores. Não tenha medo de criar sua startup! Quem abre um novo negócio, automaticamente, estará correndo riscos, mas desde que não se perca a atenção ao financeiro, uma startup tem tudo para se manter em pé.

 

Avaliação do novo negócio 📊

A nova startup exige planos e, principalmente, um estudo sobre sua viabilidade. Conhecer o mercado, bem como os preços praticados, permite ao empreendedor definir qual será o futuro de seu negócio.

O próximo passo é analisar em que momento tudo pode dar certo ou errado, pois, normalmente, os novos empresários costumam ser otimistas com sua ideia, esquecendo de considerar alguns indicadores importantes, tais como: taxa de custo de capital e taxa interna de retorno.

Entendendo essas questões, deve-se considerar, agora, o público-alvo e como e quais ações devem ser realizadas para atingir esse nicho. Com essas identificações, fica mais fácil transformar a persona de seu negócio em uma aliada para o desenvolvimento dos melhores produtos e serviços.

 

Invista no coworking 🏢

Coworking é uma ótima opção para quem está interessado em criar uma nova startup. Além do custo-benefício inegável, ele é um ótimo ambiente para o networking.

A formação de uma nova rede de contatos é importantíssima para a carreira de qualquer empresa, pois novas relações profissionais permitem o compartilhamento de ideias, geram alianças, novos investimentos e fazem com que o crescimento de qualquer startup seja muito mais rápido.

 

Profissionais capacitados 👨🏽‍💻

Você não pode lidar sozinho com todas as atividades que uma startup irá exigir. Procure cercar-se de profissionais que estejam alinhados com as ideias de seu novo negócio e que, principalmente, estejam dispostos a trabalhar em equipe e aprimorar sempre seus conhecimentos e habilidades à medida que os novos desafios vão surgindo.

Ótimos profissionais fazem qualquer empresa crescer, sendo assim não tenha preguiça de investir seu tempo na procura de pessoas que estejam prontas para enfrentar situações do dia a dia e de seu ambiente de trabalho.

 

Marketing de qualidade 📲

Chegou a hora de criar a logo e a identidade de sua marca. Estas irão deixar claro para o público qual é o estilo de sua startup, além de fidelizá-lo. Uma ótima dica é abusar de elementos visuais que transmitem segurança e positividade aos clientes.

Além disso, a identidade pode transformar o nome de sua startup deixando todos os processos mais eficientes, tais como: desenvolvimento de novos produtos e serviços, atendimento ao cliente, marketing em redes sociais, promoções e por aí vai. 

Em longo prazo, você verá o crescimento e o reconhecimento de sua marca e, por consequência, muitos resultados financeiros. 

 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal

Estamos com atendimento online, para você empreendedor ♥️ 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você