[ editar artigo]

Oportunidades para acesso ao crédito de inovação

Oportunidades para acesso ao crédito de inovação

Quando o assunto é a captação de recursos para inovar, muitas empresas desconhecem e algumas vezes se sentem despreparadas para acessar determinadas linhas de financiamento, a verdade é que empreendedores podem alavancar recursos para inovação com instituições financeiras e de fomento, tanto públicas quanto privadas, para lançar de novos produtos, melhorar e incrementar processos, além de implementar práticas organizacionais e estratégias de marketing, e isso significa muitas vezes se manter competitivo no mercado.

Principalmente nos tempos em que estamos vivendo, não é nada mal inovar e ainda captar recursos externos para isso.

O meio empresarial tem sofrido intensamente os efeitos da crise do coronavírus. Reduzir, manter ou intensificar as atividades de inovação neste momento pode ter efeitos duradouros para as empresas, muito além da duração da pandemia. Muitas empresas também têm se reorientado e desenvolvido soluções para combater o Covid-19. 

Mais do que nunca, captar recursos externos de fontes de fomento podem ser uma forma vantajosa de custear as atividades de PD&I, incluindo soluções contra o coronavírus. Além de permitir usufruir de taxas vantajosas e prazos mais longos, esta atitude garante recursos para inovação na empresa e pode inclusive liberar recursos próprios para outros usos, como o giro, que tem financiamento mais caro e com menor prazo, muitas vezes sem carência.

A Finep é a Financiadora de Estudos e Projetos, uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. É vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e existe desde 1967. E nesse momento em que as empresas estão precisando de apoio para inovar, a Finep lançou linhas de financiamento exclusivas: são linhas emergenciais para combate ao Covid-19, voltadas a reconversão industrial e desenvolvimento de dispositivos médicos, assim como as linhas de fomento a inovação, indústria 4.0 e telecomunicações. As taxas partem de TR+2,8% ao ano, e os prazos podem chegar a até 20 anos, com até 4 anos de carência.

Segundo os especialistas da Finep, nesse período inclusive, as empresas estão procurando mais o financiamento para inovação, e existe um crescimento pela demanda das linhas de crédito.

A Finep apoia as empresas e instituições nos mais diversos estágios de maturidade, desde startups, a pequenas e médias empresas, e operação da Finep acontece com o atendimento direto, quando os projetos são submetidos diretamente com a Finep no site via Finep Inovação. Ou de forma indireta, quando as linhas de financiamento são disponibilizadas por instituições financeiras parceiras. No caso do Paraná, tanto a Fomento Paraná como o BRDE são agentes aptos credenciados à Finep.

Neste caso das operações indiretas, via agentes credenciados, estas operações são limitadas a R$ 10 milhões, conforme as linhas abaixo:

 

Um estudo da FIEP de 2019 mostrou que apenas 33% das indústrias captou recursos externos para inovar, e aponta o desconhecimento e a dificuldade na elaboração dos projetos, como motivos para as empresas não acessarem esses recursos, se você deseja ter dicas para a captação de recursos via projetos de inovação, veja essa Edição do Connect Sebrae PR com a participação dos analistas da Finep:

 

E ainda como uma boa notícia, para as empresas que possuem operação de crédito com a Finep, foram disponibilizadas prorrogações de prazo do pagamento, para ter acesso entre em contato com o agente financeiro que possui a operação em vigência.

 

O Departamento Regional do Sul da Finep, com sede em Florianópolis atende aos três estados do sul do país, e os contatos são telefone (11) 3847-0325 | (11) 99750-6067 ou por e-mail jfsilva@finep.gov.br o João Florêncio é o Gerente Regional e atende junto a equipe de analistas.

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Weliton Perdomo
Weliton Perdomo Seguir

Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você