[ editar artigo]

Parques tecnológicos melhoram a reputação das cidades?

Parques tecnológicos melhoram a reputação das cidades?

Eu gostei bastante desse texto e resolvi compartilhar parte dele aqui e também o link na íntegra.

Parques tecnológicos são locais onde se concentram todos os elementos de um ecossistema de tecnologia: empresas, incubadoras, universidades etc. O objetivo de criar espaços como esse é estimular a interação entre as empresas e criar um ambiente que seja referência para a cidade, de modo que ele possa servir, inclusive, como um local de “testes” para as soluções criativas e inovadoras que ali estão sendo criadas e, posteriormente, possam ser escaladas.

Várias cidades do Brasil estão apostando em parques como estratégia para o desenvolvimento tecnológico da região. Eles melhoram a reputação das cidades por diversos motivos. Separamos 3:

Mostram interesse do governo

Muitos investimentos em inovação surgem a partir de empresas de fora do Brasil. Quando são construídos parques tecnológicos, há uma maior visibilidade sobre as regiões nas quais eles estão inseridos e maior segurança sobre o interesse político que há nessas empresas. Sendo assim, para quem vê de fora, dá mais segurança para os investimentos e maiores chances de fechar um bom negócio.

Colocam holofotes nas empresas da região

Há cidades com muitas empresas tecnológicas. Porém, se estão espalhadas, muitas vezes não há conhecimento sobre a existência delas. Juntas em um parque tecnológico elas se tornam mais visadas e mais fortes.

Acabam estimulando ainda mais inovação

Pode parecer mero detalhe, mas a proximidade física proporcionada por um parque tecnológico pode, sim, estimular interação entre as empresas que ali estão. É quase natural que parcerias sejam firmadas entre elas. Por isso, promover a criação desses ambientes é tão importante para o futuro das soluções tecnológicas.

 

Por onde começar e quem pode ajudar?

Além da Fundação CERTI e do SEBRAE que tem ajudado diversas cidades a desenvolver projetos para parques tecnológicos, o estudo para essa implantação é complexo e consiste, principalmente, em pesquisas e observar o potencial das empresas existentes, recrutar ideias inovadoras e entender o potencial e a vocação tecnológica de cada ecossistema. 

Por isso, se você pretende criar um ambiente inovador na sua cidade, procure saber quais são os caminhos mais seguros e percorridos por outros locais que estão dando certo. Esse, sem dúvida, é o caminho para construir ambientes que serão a base do conhecimento local no futuro.

 

Para conhecer mais sobre como os Parques Tecnológicos induzem o ambiente de inovação e também as 6 Etapas para a consolidação de Parques Tecnológicos mantenha conectado e PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação.

 

Weliton Perdomo LinkeIn Instagram

 

https://certi.org.br/blog/parques-tecnologicos/

Comunidade Sebrae
Weliton Perdomo
Weliton Perdomo Seguir

Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Ler matéria completa
Indicados para você