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Quando a embalagem vende

Quando a embalagem vende

O melhor indicador de uma embalagem eficiente é quando ela vende o produto sem que tenha alguém ali apresentando suas características. As empresas de micro e pequeno porte que tem bons produtos, precisam demonstrar que o produto é bom, e muitas vezes não terá alguém ao lado explicando as características do produto. O papel da embalagem neste momento é fundamental para concretizar uma venda.

Precisamos entender e utilizar todos os meios possíveis para a conversão da venda, pois 80% das escolhas entre as marcas são feitas nos pontos de venda e para isso precisamos entender quais os fatores determinantes que minha empresa precisa conhecer para verificar se a embalagem que eu estou utilizando vai fazer com que meu produto transmita os valores que tenho a oferecer.

Gostaria de compartilhar com vocês neste post, de forma muito simples quando nós consumidores decidimos comprar algo, e que muitas vezes, nós empresários depreciamos quando estamos decidindo sobre nossas embalagens.

1. Segurança

Independentemente do segmento de atuação, a embalagem deve transmitir confiança ao consumidor e fazer com que ele não tenha dúvidas sobre a segurança do que está comprando. Percebemos isso com o uso de lacres, de informações pertinentes e visíveis sobre validade, ou ainda quando vemos embalagens intactas e preservadas, sem amassados.

2. Estética

Neste item, podemos entender o apelo estético como design, como utilização de cores adequadas com perfil do o público-alvo, podemos considerar imagens que elevem o produto e mostre suas características mais promissoras, além de alguns atributos técnicos como legibilidade e boa impressão.

3. Qualidade

A qualidade do produto está intrínseca à qualidade da embalagem. Esta vai refletir o que está acondicionando e protegendo. Aqui o consumidor crítico vai perceber se o material está adequado, se está protegendo, se as informações estão suficientemente indicadas, e principalmente, se pode confiar nesta aquisição.

4. Informação

Uma embalagem para as micro e pequenas empresas, é muitas vezes a única forma de comunicação com o cliente pois não há verbas de comunicação e marketing para campanhas. Então a embalagem é uma oportunidade única da empresa convencer o cliente que seu produto é bom, e as informações corretas são fundamentais. Deve-se adotar o equilíbrio e a hierarquia de informações é muito importante.

5. Destaque

Queremos ter uma primeira impressão positiva no ponto de venda, pois o primeiro contato do cliente com o produto está ficando cada vez mais disputado frente a tanta concorrência. Buscar este destaque é tarefa de um profissional de mercado que buscará a diferenciação que o produto precisa.

 

Será que estamos disponibilizando para o mercado aquilo que gostaríamos de comprar ?

 

Ana Brum, expert em gestão do design com mais de 20 anos de atuação no Brasil em empresas de diversos setores produtivos. Contato: anabrumdesign@gmail.com / (41) 98714-7400

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