[ editar artigo]

+ Que Inovação e Bons Resultados – Histórias para Aprender - Edição 2016

+ Que Inovação e Bons Resultados – Histórias para Aprender - Edição 2016

Caros Agentes Locais de Inovação, Consultores Sêniors do Programa ALI e Empreendedores inovadores.  

Reler este livro com tantas histórias de empresas inovadoras atendidas pelo Programa ALI no Paraná, é mais um momento único para todos os envolvidos na produção desta obra prima, eu diria. Foi um total de 2.723 empresas atendidas no período de 2 anos, das quais selecionamos 77 histórias extraordinárias para contar em detalhes e 57 Agentes concluindo o trabalho de dois anos.  

O Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) se diferencia sempre, por fazer um trabalho com jovens que trazem naturalmente uma vontade imensa de ver inovações nos produtos, serviços e na maneira de comercialização dos produtos. Isso, faz com que eles busquem com mais fervor o convencimento de todos os empresários, onde claro, inspiram esses líderes à fazer diferente e todos, aprendem muito com todo esse processo.

O DIFERENCIAL DESTE LIVRO

Esta obra, tem um grande diferencial que é, além da riqueza das histórias, a sua distribuição por setores do mercado. Como haviam muitas empresas de grande sucesso para contar, as histórias foram distribuídas em setores: do Comércio, da Indústria e de Serviços. E a cada setor, negócios de diferentes áreas, o que mostra uma grande diversidade no mix de relatos e de detalhes para fazer jus à chamada do livro, é + Que Inovação e Bons Resultados, Histórias para Aprender.

E vamos aprender um pouco a mais, cada vez que lermos em detalhes a maneira como está relatada cada história, pois a roteirização foi seguida pela metodologia chamada storytelling de roteirização do cinema, aplicada para contas as histórias corporativas. Já comprovado cientificamente, que aprendemos muito mais quando ouvimos uma história, pois ela vem com detalhes de emoção que geram em nós uma abertura à mais, para a assimilação ocorrer. E isso, é que faz com que, a maior parte de nossa aprendizagem pela vida a fora, ocorra com histórias que nos contaram.  

Todo este trabalho da construção do livro, não seria possível sem a colaboração imensa de todos os Agentes, aos quais, agradeço imensamente, por isso foi uma construção muito prazerosa de fazer e onde aprendemos muito.

BOAS DICAS:

  • Reler as histórias e se inspirar com cada solução, com cada detalhe que levou o sucesso da empresa relatada.
  • Aproveitar o conhecimento técnico de cada negócio que possa contribuir para aprender em algo que você queira conhecer. Como foi realizado, o resultado que alcançou, etc.
  • Copiar algo bom e multiplicar em outros negócios ou soluções que desejam.    

AOS EMPREENDEDORES INOVADORES

Vivemos um momento de imensa transformação de mercado, de produtos, de serviços, de comportamento da sociedade e com isso, devemos e precisamos novamente, reaprender a inovar sempre. Aquele modelo de aplicar a gestão da inovação é de extrema importância reavivá-lo, pois as empresas devem aproveitar as inúmeras oportunidades de mercado que surgem justamente neste momento, porque o ponto essencial para inovar continua sendo, novas necessidades = oportunidade para inovar.

E devemos também, lembrar que a hora, não é só para levar o negócio à crescer, mas primeiramente à sobreviver e esta palavra, leva onde é a prioridade de estudos - as pessoas, a Responsabilidade Social Empresarial, tão abordada nos conceitos de sustentabilidade corporativa, hoje é o ponto de partida para a inovação.   

Por isso, não podemos deixar de citar, o grande boom de oportunidades deste momento, porque ainda não temos a noção da quantidade de novas necessidades que estão surgindo e surgirão após o isolamento social, onde a maioria dos líderes já comentam – “nada mais será igual”. Para isso, gosto de citar a abordagem do autor Thomas Friedmann no seu livro A Nova Ordem Política e Econômica do Mundo, onde ele afirma que: “É tempo de repensar, fazer a reengenharia do pensar de nossas vidas e nossas empresas.... Todos precisam ser aprendizes vitalícios.... é o melhor momento na história da humanidade para investir em novos modelos de negócios..” Porque, se tantas necessidades surgem, tantas quantas inovações serão necessárias para supri-las. Por isso, precisamos ainda mais inspirar e despertar a vontade de todos para inovar já!

CONVITE AOS LEITORES

Agentes, Sêniors e empreendedores inovadores, façam parte da Comunidade de Ambientes de Inovação, onde vocês podem contar as suas novas histórias contribuindo para que muitas outras ideias surjam e possam ajudar a mais empresas à sobreviver, crescer e contribuir para toda a nação.  

Queremos vocês participando, comentando nossos artigos, escrevendo, seguindo e compartilhando com todos os seus contatos, que talvez para despertarem, precisam neste momento somente ler uma boa história de superação e de inovação.

 

Salve o arquivo e releia as histórias do Livro Edição 2014/2016 - 

+ QUE INOVAÇÃO E BONS RESULTADOS – HISTÓRIAS PARA APRENDER!

https://drive.google.com/open?id=1GCaGs1TcZOPqeVRRRklo3Xm1TO4kdzMY

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial. 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você