[ editar artigo]

Recursos para Inovação 2: Edital Finep para startups está aberto

Recursos para Inovação 2: Edital Finep para startups está aberto

Programa de Investimento em Startups Inovadoras

Estão abertas as inscrições do Edital de Seleção Pública para o Programa de Investimento em Startups Inovadoras - FINEP -2020.  Serão selecionadas Startups com alto potencial de crescimento e retorno, que sejam capazes de superar os desafios do estágio inicial de desenvolvimento, o apoio financeiro poderá ser de até R$ 1.200.000,00, podendo ocorrer follow-on durante a execução do plano de investimento daquelas que forem selecionadas.

A seleção tem previsão de acontecer em duas rodadas de investimento, e cada uma contará com 3 etapas , em que serão selecionadas até 25 startups.

Os temas apoiáveis são estruturados em estratégicos (definem o setor) e prioritários  (áreas preferenciais para as propostas por setor).

São temas estratégicos: "Agritech, saúde animal e foodtech; Biotecnologia; Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Aeronáutico, espacial e defesa; Economia Circular; Edutech; Energia Renovável e eficiência energética; Indústria 4.0 (manufatura avançada); Inteligência Artificial; Internet das Coisas (IoT); 5G; Materiais Avançados; Nanotecnologia; e, Rota 2030"(automotivo, máquinas agrícolas e rodoviárias). Este último faz parte dos Projetos Especiais, que conta com  condições e benefícios adicionais às startups aprovadas.

No escopo dos temas estratégicos, existem os temas que o edital prioriza, que são: "Autismo, TDAH, Déficit de Atenção; Bioeconomia; Cidades inteligentes para Comunidades Carentes; Combate ao Covid-19; Divulgação de Ciência nas Escolas; Queimadas e Desmatamento; Seca e Estiagens; Segurança Pública e Privada; Tratamento da Poluição e de Resíduos Sólidos; Realidade Virtual e Aumentada para Healthtech".

Entre os critérios de elegibilidade existe a necessidade de estar formalmente constituída (CNPJ) há pelo menos 6 meses (antes da publicação do edital, ou seja, antes de 04/02/2020); que os sócios administradores possuam participação majoritária na estrutura da empresa/startup, e não seja superior a 90% a participação de nenhum deles; que um dos empreendedores dedique-se integralmente ao negócio; que o faturamento anual não tenha ultrapassado quatro milhões e oitocentos mil reais, no ano anterior, ou mais de cem milhões/mês; que haja desenvolvimento de tecnologia inovadora, modelo de negócios inovador, ou que haja inovações em seus produtos, serviços ou processos; deve estar pelo menos na fase de protótipo final, e com provas de conceito bem sucedidos e comprovados; e ter realizados no mínimo as primeiras vendas.

Sugiro a leitura atenta do Edital, e em caso de dúvidas ou necessidades pontuais de preenchimento, procure o Sebrae que lhe indicará um/a profissional para lhe auxiliar.

O envio das propostas deve ocorrer até as 18h do dia 14/12/2020. Mas é importante que quem queira se inscrever, já inicie o preenchimento das informações e analise se o seu negócio/startup se enquadra nos requisitos, para garantir o sucesso na submissão.

______________________________________________

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. 

Gostou? Siga nossos autores! 

Curta o artigo e indique para amigos/as!

 

 

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Silviane Del Conte Curi
Silviane Del Conte Curi Seguir

Analista de projetos de inovação e impacto na Inpar Soluções, Mentora Hack Brazil, 2018/19; InovAtiva Brasil 2016/20; Aliança Empreendedora 2017/19. Agente InovAtiva, 2015/19. Avaliadora: MIT Inclusive Innovation 2018/20; 100K Latam 2019; Sinapse PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você