[ editar artigo]

Risco cibernético e tecnológico, porque devo evitar surpresas?

Risco cibernético e tecnológico, porque devo evitar surpresas?

Saiba como calcular seu risco no fim deste post!

É fato que as empresas estão cada vez mais ativas no mundo tecnológico, principalmente com o advento da pandemia a principal alternativa para muitas empresas para manter sua operação foi mergulhar de cabeça na transformação digital, a tão pensada, mas até então não realizada.

Com toda essa transformação, executada muitas vezes sem planejamento e por necessidade de sobrevivência, o quesito segurança pode ficar em segundo plano. 

Mas se a Segurança é deixada em segundo plano, qual é o risco tecnológico da empresa?

Sabemos que uma empresa tem três principais pilares: Processos, Pessoas e Tecnologias. Todas são indispensáveis quando se trata da segurança do negócio, porém o pilar tecnológico no qual as empresas estão se apoiando fortemente pode ser o “Calcanhar de Aquiles” da operação do negócio.

Mas do que é composto o risco tecnológico de um negócio?

Para entender como é composto o índice de risco tecnológico, temos que entender quais são as principais ameaças à Segurança das tecnologias que sustentam um negócio:

(i) ameaça de parada de sistemas (quebra da disponibilidade), (ii) ameaça de roubo de informações (quebra da confidencialidade) e (iii) ameaça de alterações indevidas ou manipulação nos sistemas do negócio (quebra da integridade). 

Já conhecendo as principais ameaças, essas podem ser medidas a partir de vários fatores, tais como tipos e versões de hardware e software utilizados para manter o negócio em operação, práticas inadequadas de configuração de software e serviços, falta de conhecimento sobre novas falhas de software recém identificadas e falta de gestão dos pilares tecnológicos que movem seu negócio.

Ameaças?

Cada ameaça representa um grau de risco, e cada grau de risco pode ser medido segundo seu impacto, nos pilares de disponibilidade, confidencialidade e da integridade que impactam diretamente na operação do negócio. Quanto maior o risco geral de todos os componentes existentes para manter o negócio em operação, maior é a chance do mesmo sofrer um ataque que cause danos financeiros, econômicos e de imagem.

Desta forma, o risco tecnológico é composto por fatores próprios de cada tecnologia utilizada, por exemplo, vulnerabilidades e de questões que envolvem boas práticas na configuração e operação das mesmas. 

Então, se o risco tecnológico é alto, maior é o risco da empresa sofrer um incidente de segurança. E identificar os riscos tecnológicos de um negócio, gerenciá-los e mitigá-los antecipadamente certamente é de suma importância para sua sobrevivência no cenário de transformação digital atual.

Neste cenário em que existem Leis de proteção de dados (LGPD), direitos de titulares dos dados, a descoberta e gerenciamento do risco tecnológico de seu negócio pode contribuir para seu sucesso de operação. Este gerenciamento de riscos tecnológicos é componente-chave para adequação à LGPD.

Como posso calcular meu risco tecnológico? Eu tenho que ser um especialista em Segurança da Informação para calculá-lo? 

Não você não precisa ser um expert para isso, em parceria com a  Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP e UFPR a Startup de Segurança Cibernética EarlySec, lançou um serviço gratuíto e outro de baixo custo para análise de risco tecnológico capaz de gerar um Índice de risco e situar seu negócio. Nosso serviço faz uso de recursos tecnológicos avançados para entregar seu risco tecnológico, pontos de melhorias e recomendações de como melhorar Segurança Cibernética de seu negócio.  Acesse aqui e saiba como “fechar as portas”  de seu negócio para Hackers.

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Wagner Monteverde
Wagner Monteverde Seguir

Especialista em Segurança da Informação e Privacidade com Certificação ISO/IEC 27001, Co-Fundador da Startup de Segurança da Informação EarlySec. Atua nas áreas de Segurança da Informação & Privacidade, Sistemas Distribuídos e Inteligência Artificial

Ler conteúdo completo
Indicados para você