[ editar artigo]

SÉRIE SIGA AS SIGLAS CAPÍTULO DE HOJE: CICLO PDCA

SÉRIE SIGA AS SIGLAS
CAPÍTULO DE HOJE: CICLO PDCA

Você já deve ter notado que o mundo da gestão e da administração é cheio de siglas como SWOT, 5W2H, 5S, 4Ps, etc.

A sigla do capítulo de hoje é a do Ciclo PDCA, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade do seu produto/serviço.

 

Ciclo de Vetores de Stock, Ilustrações Vetoriais Free Ciclo de |  Depositphotos®

Quando pensamos em ciclos - como o ciclo da vida, ciclo da água - a primeira coisa que nos vem à cabeça é algo no sentido de etapas e passos que vão acontecendo, e que de alguma forma levam a uma transformação e/ou evolução.

Essas etapas podem ir se repetindo e se renovando a cada nova rodada, formando um ciclo.

Nesse sentido, o Ciclo PDCA se encaixa perfeitamente nesse conceito.

São etapas que vão acontecendo no desenvolvimento de um processo dentro da sua empresa, que tem como objetivo melhorar tudo o que você faz, e, como é um ciclo, nunca acaba. Ou seja, tem o objetivo de melhorar de forma contínua o seu negócio.

O Ciclo PDCA é uma ferramenta de melhorias sucessivas para a sua empresa e está ligado à Qualidade Total.

 

Nem preciso falar de qualidade nesta etapa do campeonato para você, certo?

No cenário atual, de um mercado muito concorrido e com tudo migrando para o digital, em que produtos e preços são muito parecidos, onde você está a um clique do seu concorrente, onde pessoas podem reclamar e colocar suas opiniões livremente na web e em suas redes sociais, se você não tem qualidade no que entrega, você está fora do jogo.

Mas afinal, o que quer dizer PDCA? Que sigla é essa? 

O jeito mais fácil de te explicar isso é com o gráfico abaixo veja:

É um ciclo simples e fácil de se seguir, com 4 etapas que você provavelmente já conhece e de alguma maneira faz ou pode ter feito dentro da sua empresa.

Agora é só colocar isso em uma ordem lógica e acompanhar (quando digo acompanhar é acompanhar mesmo, todo os dias, senão não dá certo, ok?).

 

Bom, vamos às etapas:

 

  • PLANEJAR (PLAN) - Planejar é uma das atividades mais importantes dentro de uma empresa. É nesse momento que são identificados os objetivos, estabelecidas as metas, os cronogramas, e desenvolvido um plano de ação. O que eu vou fazer? Quando? Como? Por quê? (Aqui temos mais uma sigla, o 5W2H, mas vamos deixar para um próximo capítulo). Planejar é importante, mas replanejar é tão importante quanto. Estar de olho no planejamento e ir fazendo os ajustes durante todo o processo é fundamental para que você consiga atingir os seus objetivos.

 

  • DESENVOLVER (DO) - Essa é a hora da mão na massa. Cuidado para não se empolgar e acabar atropelando fases. Nessa etapa é muito importante estar sempre de olho no planejamento das ações, para que elas sejam feitas na hora e do jeito planejado. É importante, quando possível, registrar de alguma maneira o que está sendo executado, para que as próximas fases do ciclo fiquem mais fáceis de se executar.

 

  • CHECAR (CHECK) - Estar de olho no que está acontecendo é muito importante para que as coisas não saiam do trilho. Essa é a fase de monitoramento da execução. Apesar de ela estar no ciclo PDCA após a fase da execução, elas devem acontecer quase juntas (executando e controlando o que está acontecendo).  É a etapa para se avaliar se o que está sendo feito está de acordo com o planejado.

 

  • AGIR (ACT) – Agir e corrigir a rota.  É a hora das pequenas (ou grandes) intervenções para driblar os percalços do caminho. Uma vez que você identificou algo que saiu do planejado, ou que não foi executado da maneira como gostaria, essa é a hora de corrigir esses pequenos desvios.

 

Apesar de básico, esse Ciclo PDCA é pouco executado da maneira com que deveria. 

Ele é um processo de melhoria, que deve estar integrado com a cultura da sua empresa, com o jeito com que você faz e pensa as coisas.

Sua cabeça tem que funcionar de maneira automática seguindo esse ciclo, pois, caso contrário, é muito difícil você conseguir uma boa eficiência e efetividade na sua entrega final.

Qualidade Total - o que é, e como funciona - Sobre Administração

O que acontece muitas vezes com os empreendedores é que começam planejando certinho, mas na hora de executar algumas coisas começam a aparecer,  imprevistos surgem, problemas brotam, e naturalmente o empreendedor começa a se dedicar a esses pequenos problemas que vão levando a outros problemas e situações.

Isso leva à criação de outro Ciclo, o PPCID - Ciclo de Pequenos Problemas Intermináveis que Consomem o seu Dia (invenção própria), e quando você se dá conta não executou o que deveria ter executado, muito menos no tempo que havia planejado.

Isso acontece com você também?

Nesse sentido, às vezes precisamos de uma ajuda, um auxílio metodológico, uma recauchutada na maneira que fazemos as coisas.

Talvez um novo olhar sobre os problemas, já que estamos tão imersos e acostumados com eles.

O SEBRATEC tem algumas soluções de Consultorias e Aprimoramentos que podem te ajudar a pensar os processos, mas de maneira diferente.

Um novo olhar sobre o seu negócio - ou problema que vem enfrentando - é sempre muito bem-vindo.

Lembre-se: o seu ponto de vista é apenas UM dos pontos de vista sobre a mesma situação ou problema.

 

 

__________________________________

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. Gostou? Curta e compartilhe!

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você