[ editar artigo]

Sistema Regional de Inovação do Litoral Paranaense - SRI LITORAL

Sistema Regional de Inovação do Litoral Paranaense - SRI LITORAL

 

 

 

Prof. Dr. Silvestre Labiak Jr.

UTFPR - PPGTE

 

Cada vez mais o desenvolvimento territorial torna-se imperativo e a situação pandêmica da COVID-19 que o mundo globalizado está passando em 2020, é um indicativo de que o conceito de soberania é mais abrangente do que aquele vivido e praticado no século XX. O século XXI tem imprimido uma nova relação de soberania para todas as nações, seja pelas interferências positivas e negativas provocadas pela internet, ou pela percepção de que a soberania está relacionada a conhecimento, ciência, tecnologia, inovação e produção, desenvolvidos nos seus territórios.

Neste contexto, os desafios de se estruturar um Sistema Regional de Inovações no Litoral do Paraná, perpassa pelo processo de definir etapas e dimensões estratégicas que possibilitem o empoderamento dos atores regionais e a ampliação do sentimento de pertencimento da sociedade. Tal processo é realizado com base no conceito de cocriação, onde os atores (CNPJs) e agentes (CPFs) participam ativamente desta complexa de construção coletiva.

Este mesmo processo, baseia-se ainda na valorização territorial, na regionalização e na ampliação da competitividade e da eficiência, fundamentados na inovação, no desenvolvimento social e ambiental, e com possíveis impactos de indução na microeconomia, na mesoeconomia e na economia circular.

No caso do território em que se encontra o Sistema Regional de Inovação do Litoral – SRI Litoral, além de uma cultura própria que une esta sociedade, existe ainda um condicionante ambiental de grande importância, pois o território está envolto em dois Commons Naturais: a Grande Reserva da Mata Atlântica, uma das maiores reservas da biodiversidade do planeta, e o Oceano Atlântico, com toda a riqueza existente na costa paranaense. Claramente, este condicionante ambiental deve ser considerado quando do processo de implementação das ações do sistema, sendo que estes dois Commons se apresentam como desafios e oportunidades, uma vez que podem ser considerados como dois grandes laboratórios de experimentação prática e de indução de inovações sustentáveis.

Com essa visão, o desenvolvimento do SRI Litoral, assim como os demais sistemas regionais e ecossistemas de inovação do Paraná, torna-se fundamental para a alavancar a competitividade e a eficiência, alicerçado na inovação e nas oportunidades presentes no território.

A eficiência e competitividade aqui frisadas, estão intimamente vinculadas à inovação, que pode ser potencializada pelos ativos de conhecimento, tecnológicos, de infraestrutura e de fomento, presentes em cada uma das regiões em que os sistemas e ecossistemas de inovação se encontram.

Como destacado anteriormente, o desenvolvimento regional possui características importantes, e quando se trata de desenvolvimento baseado em conhecimento e inovação, as respectivas áreas estratégicas devem ser identificadas. Nesse sentido, estas áreas podem ser definidas pela “vocação” associada aos insumos disponíveis, os quais podem ser ambientais, físicos, estruturais, de recursos humanos e empresariais existentes na região, ou podem ser definidas através da indução. No caso específico da definição de áreas estratégicas por meio da indução, consideram-se tendências mundiais de mercados emergentes vinculados à inovação, o volume de ativos de conhecimento existentes no território para determinadas áreas de conhecimento, a disponibilidade de políticas públicas de alavancagem para determinadas áreas estratégicas e a capacidade empreendedora inovadora da região.

Assim, a definição de área estratégicas como sendo especializações inteligentes do sistema, constitui-se em um desafio fundamental, uma vez que “ninguém nem nenhuma região, serão efetivamente competitivos e eficientes em tudo”. É, portanto, premente a definição dessas áreas de alcance vertical e transversal quando da constituição de um SRI.

Outro fator fundamental, é que estes ativos trabalhando de forma isolada, geralmente contribuem muito pouco com o desenvolvimento regional, enquanto que atuando em forma de rede com os demais atores do sistema ou ecossistema de inovação, podem contribuir significativamente com os processos de compartilhamento de conhecimento. Assim, a constituição de redes de ativos locais pode induzir inovações no contexto regional com abrangência nacional e internacional.

Desta forma, a constituição de redes torna-se outro condicionante para que os recursos humanos altamente qualificados, aqui definidos como ativos de conhecimento, realmente possam ser considerados como ativos no processo de estruturação e consolidação do Sistema Regional de Inovação do Litoral. O trabalho é por si desafiador, pois cada um dos “nós da rede” possui o mesmo nível de importância em todo sistema, e para que essa cocriação e coprodução ocorram, outros fatores fundamentais, como a confiança entre os atores, o estoque de conhecimento existente e a disponibilidade de compartilhar e receber conhecimento, devem ser incorporados.

A proposta do SRI Litoral envolve a estruturação de redes de atores articuladas num modelo de hélice sêxtupla de interações para inovação, como pode ser observado na Figura 1. O objetivo central desta articulação e interação entre atores, é colaborar com o desenvolvimento de uma cultura que leve a sociedade a ser mais empreendedora, inovadora e sustentável, na qual cada ator desta hélice e cada cidadão se sinta pertencente ao território.

 

Figura 1 – Modelo Hélice Sêxtupla de Interação de Atores para Inovação num SRIFonte: Adaptado de Labiak Jr. et al. (2016)

Este projeto de constituição do SRI Litoral, pode ser enquadrado como sendo uma pesquisa sociotécnica, que envolve uma rede de pesquisadores vinculados à UTFPR, UNESPAR, IFPR e UFPR, tendo como stakeholders iniciais o SEBRAE-PR e a FUNESPAR. A equipe envolvida procura reproduzir experiências técnico científicas que foram bem-sucedidas em várias regiões do mundo, mas tendo como referência os experimentos, ações, resultados e impactos identificados no SRI Sudoeste do Paraná, o qual serve de modelo de um projeto de interação social que tem colhido frutos em termos de desenvolvimento econômico, social e ambiental, pautados no empreendedorismo inovador e sustentável.

O projeto de implantação do SRI Litoral, está dividido em uma série de estratégias e ações que procuram compreender o histórico cultural presente na região, e trazer conceitos aplicados a sistemas regionais de inovação, habitats de inovação, sistema de políticas públicas no contexto nacional e regional. No contexto destas ações apresenta-se inicialmente uma pesquisa de percepção social relacionada ao empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, um modelo de comunicação entre os atores do sistema, um plano estratégico baseado na perspectiva de backcasting, assim como, uma perspectiva das inovações sustentáveis que podem ser desenvolvidas em função dos ativos de conhecimento e tecnológicos existentes no litoral. O SRI Litoral procura ainda identificar modelos educacionais que induzam uma pedagogia com metodologias ativas e vivencias que potencializem o desenvolvimento da ciência, da criatividade, do empreendedorismo e da inovação num contexto de desenvolvimento sustentável e geração de uma cultura voltada para economia do conhecimento.

A proposta do SRI Litoral possui alguns objetivos específicos já mencionados, no entanto a maior motivação é que o território possibilite oportunidades para que as pessoas permaneçam na região, diminuindo a fuga de ativos de conhecimento, potencializando a atração de “novos empreendedores novos” e valorizando a microeconomia e a mesoeconomia. Trata-se, portanto, do estímulo à cultura do empreendedorismo pautado na solução de problemas complexos e sistêmicos, por meio do trabalho em rede e da criação de inovações sustentáveis. O desenvolvimento desta cultura, possibilitará a ampliação do orgulho e do pertencimento da sociedade, bem como o desenvolvimento da região do Litoral do Paraná.https://www.facebook.com/SriLitoral 

https://www.instagram.com/srilitoral/

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você