[ editar artigo]

VOUCHER TECNOLÓGICO – Você sabe o que significa e quanto pode ajudar a sua empresa?

VOUCHER TECNOLÓGICO – Você sabe o que significa e quanto pode ajudar a sua empresa?

Caros Empreendedores Admiradores da INOVAÇÃO! Convido-os à aprendermos com as experiências de 41 empreendedores do Paraná

Este é mais um post de nossa Comunidade sobre boas histórias que a inovação pode proporcionar e, certa de que, é o melhor caminho para qualquer empreendedor sair de uma situação limitada, as vezes sem recursos financeiros e de estrutura, para o sucesso de uma ideia bem implementada e com apoio dos especialistas do SEBRAETEC.

O que é a Chamada Voucher Tecnológico?

Através da proposta de atuação do SEBRAETEC, que é oferecer soluções tecnológicas para fomentar a inovação nas Micro e Pequenas Empresas, em 2017 e 2018, houveram duas Chamadas, onde se disponibilizou recursos financeiros para incentivar projetos de inovação tecnológica com foco para a metodologia da Indústria 4.0.   

O chamado Voucher é um instrumento de estímulo à inovação para acesso das MPEs ao conhecimento e à infraestrutura de institutos de tecnologia e inovação, que podem ser aplicados em todos os setores e de forma ágil. Os Vouchers são utilizados em diversos países da OCDE com o intuito de propiciar a transferência de tecnologia, o compartilhamento e uso de laboratórios e a contratação de serviços tecnológicos ou de inovação. O instrumento contribui para que as pequenas empresas apresentassem suas necessidades de inovação e fossem atendidas por empresas ou instituições de ciência, tecnologia e inovação.

Os Benefícios do Voucher e das Parcerias do Sebraetec no Paraná

No Paraná, esse mecanismo foi executado por meio do Programa Sebraetec – Inovação e Tecnologia do Sebrae, com subsídio de 70% do valor do projeto para o atendimento a demandas do serviço de Tecnologias de processos, produtos e serviços e com a parceria da Fiep na identificação dos participantes e com auxílio de 10% na contrapartida da empresa associada a sindicatos patronais do setor industrial. A execução do atendimento deu-se através dos Institutos de Tecnologia e Inovação (IST) do Senai distribuídos no estado e de forma temática: meio ambiente, construção civil, celulose e papel, TIC, madeira e mobiliário, metal mecânica, alimentos e eletroquímica. A iniciativa, tinha como meta realizar por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação do PR, o acesso de forma simples a soluções personalizadas para melhorar os processos, serviços e produtos das empresas atendidas.

Funcionava assim, o atendimento era prestado pelos Institutos de Tecnologia e Inovação do Senai/PR, através do Programa Sebraetec, e o objetivo era promover o aumento da produtividade por meio da inovação tecnológica, na contratação de serviço de inserção das empresas no contexto da transformação digital dos negócios.

Veja que já em 2017, o Sebraetec estava trabalhando na necessidade premente da transformação digital nas MPEs. O serviço era a adoção de tecnologias chaves da Indústria 4.0 com rápidos resultados para os negócios.

As etapas eram desmembradas em três estágios distintos à serem aplicadas:

  1. Manufatura digital – Soluções em Conectividade.
  2. Ensaios investigativos – Análises e interpretação de resultados
  3. Prototipagem – Construção de produto minimamente viável.

E os resultado das duas Chamadas – 2017 e 2018, foram muito interessantes e apresentamos nos gráficos a seguir:

As HISTÓRIAS CONTADAS e a riqueza nos resultados

Esta é a parte que eu mais gosto, porque uma história contando os resultados reais de uma empresa, onde a equipe, normalmente se superou e criou condições para obter o sucesso na implementação da inovação, é o que mais nos ensina que é possível inovar, as vezes mais fácil do que julgamos e no SEBRAETEC aprendemos isso, a cada cliente atendido.

Os resultados impactados nos clientes que atendemos, nos interessam muito, pois o sucesso dos clientes, são aprendizagem para todo o nosso ecossistema da inovação no Paraná e sabemos o quanto contribui para o crescimento da economia do nosso estado.

E neste livro publicado em 2018, são 41 casos de sucesso na implementação dos Vouchers que você leitor poderá ler e aprender com as experiências e práticas que os empresários compartilharam.

São histórias muito interessante dos mais variados setores que aplicaram a metodologia. Algumas emocionantes, pois os empreendedores, se dedicaram muito e os resultados são muito significativos.

BOA DICA AO LEITOR:

  • Acesse o livro e estude as histórias, elas nos ensinam muito.
  • Se inspire com cada solução e desafio vencido, com cada detalhe que levou o sucesso da empresa relatada.
  • Aproveite o conhecimento técnico de cada negócio, como foi realizado, o resultado que alcançou, etc.
  • Copie algo bom e multiplique em outros negócios ou soluções que deseja.   

CONVITE AOS EMPREENDEDORES

Na Comunidade Ambientes de Inovação, estamos sempre divulgando as muitas oportunidades de recursos disponíveis para a fomentar a inovação, em um momento onde se faz ainda mais necessário para a retomada da nossa economia em todos os setores e segmentos. Por isso, fique atento e siga nossos escritores que de alguma forma a notícia e as oportunidades chegarão ao seu conhecimento.

Salve o arquivo e leia as histórias do Livro – Chamada 1 e 2 do Voucher Tecnológico.

INFORMAÇÃO ÚTIL - O Voucher Tecnológico continua disponível em várias regiões do Paraná, se tiver interesse, procure o Sebrae local para ter informações.

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial. 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você