[ editar artigo]

Já pensou saber quais as dificuldades do Comprador Público?????

Já pensou saber quais as dificuldades do Comprador Público?????

Olá!!!!

Me chamo Cleverson Salache, sou Professor Universitário e Consultor do SEBRAE.

Hoje quero trazer um assunto que muitas vezes nos empresários não temos acesso ou não nos damos conta, mas que pode ser muito interessante para que possamos entender melhor o processo de compra pública e utilizar esta informação como ferramenta para participar de forma mais eficaz das licitações.

Você já parou para pensar quais são as dificuldades do processo licitatório na visão do comprador público?

Existe um ditado popular que diz que antes de tomar alguma atitude temos que nos colocar no lugar dos outros. Assim na grande maioria das vezes nos apenas olhamos a licitação pela visão do empresário e não pela visão do comprador público, os quais seguem leis rígidas, prazos apertados e recursos escassos para colocar a máquina pública em movimento.

A proposta de nosso post é justamente essa, trazer de forma simples e objetiva quais são as dificuldades do comprador público para que o mesmo possa colocar para “rodar” as licitações e fazer com que a compra pública seja eficiente e eficaz.

Para isso, tive um bate papo muito bacana com o participante de nossa comunidade, o Senhor Marcio Adalberto Becher, Assessor Executivo de Compras Públicas e Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Pitanga PR, o qual de forma clara e direta elencou os fatores que tornam mais desafiadores seu trabalho como comprador público.

Primeiro discutimos quais as dificuldades do comprador público em relação aos processos licitatórios?

Nosso entrevistado, prontamente elencou 4 fatores:

1 – Dificuldades em conseguir orçamentos para a formação do preço inicial;

2 – Leis muito rígidas que deixam o processo de compra pública lento;

3 – Interpretação das leis de forma distinta em relação a regionalidade das licitações;

4 – Dificuldade da entrega dos produtos após o pregão eletrônico em virtude da baixa muito intensa de preços realizada pelo empresário no momento da disputa.

Um segundo ponto que discutimos foi a questão da evolução dos empresários que participam das licitações, e o Sr. Marcio ressaltou que:

Ainda é necessária uma evolução por parte dos empresários com relação principalmente aos pregões eletrônicos que estão causando alvoroço, em muitos casos as empresas estão se “matando” no quesito preço, pois oferecem preços muitos baixos e não conseguem cumprir com suas propostas, o que causa transtorno aos municípios, entretanto, houve um crescimento com relação ao cumprimento dos editais de licitação, as empresas estão cumprindo com os ditames, a documentação está cada vez mais correta.

O último ponto que discutimos, foi relativo as ações que na percepção dele, poderiam ser realizadas pelo comprador público para incentivar os empresários a participarem dos processos licitatórios, entre as principais destacam-se as seguintes:

  • Criação de um cadastro de empresas locais e regionais para o envio direto dos editais de licitação;
  • Aproximação dos compradores públicos com a comunidade, visando criar uma rede de contato de informações para a difusão dos editais de licitação;
  • Participação indireta dos empresários locais no momento da contratação de seus produtos e serviços por empresas que são vencedoras de licitações de grande porte, visando inserir e incentivar os empresários do município e desenvolver a economia local.

Que tal pessoal, o que acharam desse bate papo?

Para mim, ao final desta conversa fica claro que a participação do processo de compras públicas requer o desenvolvimento empresarial em três pontos chaves, Gestão, Estratégia e Informação.

Agora que já temos uma visão do “outro lado” do processo licitatório, vamos usar para fazer bons negócios?????

E aí pessoal, vamos continuar discutindo esse tema?

No grupo do Telegram, você pode receber notificações das novidades sobre o assunto.

Clique aqui e me siga!!!!

Comente na publicação ou mande seu conteúdo para que possamos compartilhar conhecimentos entre todos!!!!

Isso também é uma forma de eu saber, se você está gostando dos conteúdos.

Te encontro nas próximas publicações!!

Abraços!!!!

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Licitações Públicas

Ler conteúdo completo
Indicados para você