[ editar artigo]

Você já ouviu falar de licitações desertas e fracassadas? E sabia que elas podem ser uma grande oportunidade?

Você já ouviu falar de licitações desertas e fracassadas? E sabia que elas podem ser uma grande oportunidade?

 

Olá!!!!

Me chamo Cleverson Salache, sou Professor Universitário e Consultor do SEBRAE.

No post anterior, aprendemos de um jeito novo quais são as modalidades de licitação e como elas são aplicadas dentro da compra pública.

Hoje, está na hora de entendermos outro termo bastante comum para quem trabalha com licitações e que para nós pode ser uma grande oportunidade de negócios, são as Licitações Desertas e Licitações Fracassadas.

Licitações Desertas são aquelas que não comparece nenhum empresário interessado em participar da licitação.

Licitações Fracassadas são aquelas que existem empresários interessados em participar, entretanto nenhum empresário participante da licitação é selecionado em virtude da não habilitação ou de desclassificação das propostas no momento do certame licitatório.

Apesar do nome um tanto quanto não tão usual, as licitações desertas e fracassadas são bem comuns de acontecer.

Muitas vezes observamos que isso pode acontecer com maior frequência por dois motivos, o primeiro deles com produtos e serviços que tem pouca oferta e o segundo por mercados pouco explorados, tais como cidades ou órgãos públicos com baixa concorrência.

E como elas podem se transformar em oportunidades de ganhar dinheiro com minha empresa através das compras públicas?

Através de dois fatores:

1 -  Informação;

2 – Oportunidade.

A informação pode ser a chave do processo, quando se identifica através de uma busca nos processos licitatórios dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais as licitações que foram desertas e de acordo com o inciso 5 do artigo 24 da Lei nº 8666/93, podem ser transformadas em aquisição através de dispensa de licitação, abrindo uma nova possibilidade de sua empresa fornecer o item. Também nesse caso pode ser realizado pelo órgão público a republicação do Edital de Licitação, dando a sua empresa a oportunidade da participação no novo processo licitatório.

A oportunidade que tais processos podem nos trazer como diferencial fica a cargo da identificação de nichos de mercados, através da observação de produtos e serviços que não participam fornecedores e que podem ser vendidos por minha empresa, ampliando nossos horizontes de produtos e serviços com demanda reprimida a serem fornecidos para a compra pública.

Agora é com você empresário, vamos começar a procurar esses processos e iniciar uma estratégia ativa para que nossa empresa comece a faturar?

No grupo do Telegram, você pode receber notificações das novidades sobre o assunto.

Clique aqui e me siga!!!!

Comente na publicação ou mande seu conteúdo para que possamos compartilhar conhecimentos entre todos!!!!

Isso também é uma forma de eu saber, se você está gostando dos conteúdos.

Te encontro nas próximas publicações!!

Abraços!!!!

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Licitações Públicas

Ler conteúdo completo
Indicados para você