[ editar artigo]

A busca pelo autoconhecimento: um grande benefício para encarar desafios

A busca pelo autoconhecimento: um grande benefício para encarar desafios

 

          Estes dias tenho realizado diversos atendimentos a líderes de pequenas empresas com objetivo de oferecer suporte e informações para Gestão da Crise. Analisando estes atendimentos, comecei a perceber como o fator de autoconhecimento faz grande diferença na forma como as pessoas se posicionam perante os desafios do momento.

         Observei que muitos líderes estão “com dores” no campo emocional, e a causa é não conseguir ter clareza sobre questões que pertencem ao campo das forças externas, fatores estes incontroláveis e por outro lado, não possuírem autoconhecimento suficiente. Acabam “misturando” emoções e se perdem, causando malefícios para si mesmos, para os que estão em sua volta e suas empresas.

         Quando compreendemos o que são os fatores externos, ou seja, os eventos que influenciam e afetam nosso dia a dia e que muitas vezes não temos controle sobre eles, começamos a vê-los sob outra perspectiva, e isso nos ajuda a encontrar caminhos antes tidos como impossíveis.

         Da mesma forma quando trabalhamos nosso autoconhecimento, percebemos que possuímos muitas fortalezas que podem ter ser ainda mais desenvolvidas e assim ganhamos ou melhoramos nossas competências.

         Fato é que as pessoas que conseguem discernir o que pertence ao cenário externo e o que pertence a si mesmas no campo das emoções, ganham vantagem, solucionam problemas com mais facilidade e obtém melhores resultados seja em suas vidas e/ou em suas empresas. Podemos dizer- em outras palavras- que as pessoas que possuem mais clareza sobre lócus externo e lócus interno, acabam compreendendo de outras formas o atual momento. Parece que para elas é mais fácil pensar em oportunidades, pensar em reinvenções, em alternativas para enfrentar a batalha.

          E você conhece sobre o tema lócus interno e lócus externo?

         Te desafio a conhecer mais sobre o assunto, ele te ajuda a questionar ou até mesmo mudar seu “MindSet”.

         Em definição simples da Wikipédia:

“Lócus de controle é a expectativa do indivíduo sobre a medida em que os seus reforçamentos se encontram sob controle interno (esforço pessoal, competência, etc.), ou externo (as outras pessoas, sorte, chance, etc.)... Foi formulado por Julian B. Rotter ... em seu artigo "Psychological Monographs". lócus significa lugar em latim. Neste sentido, caso uma pessoa tenha um lócus de controle predominantemente interno se sente mais no controle de sua própria vida e sucesso, exigindo mais de si mesmo e se concentrando no que pode fazer por conta própria para lidar com os problemas atuais enquanto uma pessoa com lócus de controle predominantemente externo sente que fatores externos tem um controle maior na sua vida, exige mais dos outros, tem uma maior dependência emocional e funcional e são mais afetadas por críticas e elogios... "

         O que acha de pesquisar e compreender mais sobre o tema? Você pode usar suas aplicações para ajudar em seu autoconhecimento.

Ingrid Cristina Robaszkievicz

www.linkedin.com/in/ingridrobaszkievicz

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Ingrid Cristina Robaszkievicz
Ingrid Cristina Robaszkievicz Seguir

Consultora, Autora, Mentora e Facilitadora de Projetos relacionados a Estratégias Empresariais, Liderança e temas de Gestão de Pessoas. Credenciada Sebrae/PR. Movimento Tava Pensando. Mestre © e Especialista na Área de Gestão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você