[ editar artigo]

A contribuição da liderança no desenvolvimento de uma comunidade

A contribuição da liderança no desenvolvimento de uma comunidade

Hoje quem nos inspira com sua história é a Angélica Moreira, empreendedora e líder no setor público.

Mãe, empresária, servidora pública, Angélica é da cidade de Cambará no Norte Pioneiro do estado do Paraná e nos mostra que o empreendedorismo é uma característica necessária em todos os setores, inclusive no setor público.

Ela conta no vídeo sua trajetória e a importância de buscar sempre o autodesenvolvimento para sua formação como líder. Compartilha ainda os principais pontos que orientaram sua carreira atuando como líder e que pode inspirar muitas mulheres que, assim como ela podem contribuir para uma cidade ou uma empresa muito mais desenvolvida.

Diferente do que muitos pensam, o empreendedor não é somente aquele que desenvolve uma atividade empresarial, “o empresário”, existe também o intraempreendedor.

Alguns pontos valem ser relembrados:

1- Seja persistente

 - A maioria das coisas não dá certo na primeira tentativa. A persistência é muito importante em todas as áreas da nossa vida. O empreendimento que Angélica iniciou aos 17 anos e não teve êxito foi retomado em parceria com sua filha muitos anos depois. Não desista.

2 – Não pare de se desenvolver e estudar

O passar dos anos nos dá naturalmente muitas habilidades. Mas não se engane. Sem estudar e buscar o autodesenvolvimento, podemos simplesmente ficar mais velhos e não mais sábios ou preparados. Estudar não consiste somente em cursar graduação ou pós-graduação, mas, o aprendizado cotidiano e independente que você pode buscar participando de grupos de estudos, lendo, vendo vídeos e fazendo cursos rápidos. Ter um mentor (uma pessoa experiente na área que você deseja se desenvolver) pode ser uma boa alternativa também.

3- Todos os setores necessitam de empreendedores

Diferente do que muitos pensam, o empreendedor não é somente aquele que desenvolve uma atividade empresarial, “o empresário”. Um intraempreendedor é um profissional que empreende internamente em uma organização, seja ela empresarial, pública ou mesmo social.

Qualquer ambiente demanda pessoas empreendedoras, sejam as empresas com fins lucrativos, as organizações sociais ou no serviço público.

4- Acredite na liderança servidora

Um líder servidor é aquele que tem o foco voltado principalmente para as pessoas e busca os resultados através das pessoas. Essa não é uma habilidade fácil, mas, pode levar as organizações mais longe, pois proporciona um ambiente onde as pessoas são valorizadas e estimuladas a contribuir.

5- Valorize os relacionamentos

O exercício da liderança já é um relacionamento, ou seja, não é possível ser um bom líder sem a habilidade de se relacionar. A construção de relacionamentos é um processo e não algo pontual. Devemos investir tempo e energia construindo uma boa base de relacionamento, seja dentro da própria organização, mas também externamente.

Importante lembrar que relacionar-se não é apenas pedir favores, mas também estar disponível para eventuais contribuições, sejam trocas de informações, indicações ou até mesmo contatos informais.

6- O planejamento orientado para resultados

O líder é o responsável pela materialização dos resultados do grupo ou equipe. Os resultados variam de organização para organização: podem ser financeiros, de imagem, numéricos. O que não varia é a necessidade de entrega de algo no final de um determinado período. Essa materialização do que foi produzido chamamos de resultado.

Para entregar resultados, o líder deve ter a capacidade técnica de planejar. Chamamos de capacidade técnica pois o planejamento pode ser aprendido e não considerado como uma dádiva divina que somente alguns recebem. O planejamento voltado para resultados faz com que o líder seja mais eficaz e o seu grupo ou equipe tenha condições mais concretas de atingir os resultados esperados.

8- Desafie-se

Uma dose de desafio não faz mal a ninguém. Para o líder então, é fundamental. Não deixe a pasmaceira tomar conta da sua carreira, do seu trabalho. O líder é espelho e, desafiando-se também desafia seus liderados.

Cada pessoa possui características que são apropriadas para cada desafio e para cada papel que desempenhará no caminho da liderança.

Cabe o autoconhecimento para potencializar suas características positivas em resultados que farão uma grande diferença.

 

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também aqui na Comunidade 😊

 

Simone Millan Shavarski

sshavarski@pr.sebrae.com.br

 

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Gestão de Pessoas e Liderança

TAGS

liderança

Comunidade Sebrae
Simone Millan
Simone Millan Seguir

Administradora. Especialista em Empreendedorismo, Finanças e Comunicação com o Mercado. Consultora e gestora de Projetos do Sebrae Paraná.

Ler conteúdo completo
Indicados para você