[ editar artigo]

ADAPTAR-SE SIM, PARAR NUNCA!

ADAPTAR-SE SIM, PARAR NUNCA!

O exemplo de sair da paralisia e ir para ação veio do  Fórum de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas - Origens Paraná - liderado pelo empresário Helinton Lugarini e apoiado pelo SEBRAE Paraná, com a consultora Mabel Guimaraes.

 

O objetivo do fórum é coordenar e orientar a participação dos diferentes órgãos parceiros, associações e empresários, nas ações necessárias ao desenvolvimento, implantação e promoção das indicações Geográficas e Marcas Coletivas, tendo por base a integração entre os diversos agentes do setor público e privado atuantes em áreas afins ao tema.

Olha só que interessante!

As reuniões sempre foram presenciais, realizadas sistematicamente, com a participação de 45 empresários de várias regiões do estado. São empresários e líderes de grupos de produção de goiabas, mel, uvas, erva mate, barreado, balas de banana, vinhos, cachaça, farinha de mandioca, melado, queijo.

Mas, quando menos se esperada, surgiu esse enorme imprevisto que paralisou o mundo. As medidas de prevenção ao coronavirus, atingiu também esse grupo, que teve que desmarcar a primeira reunião presencial anual de 2020. 

O que fazer? Remarcar para um futuro incerto ou encontrar uma alternativa?

A liderança de grupo decidiu agir! Mesmo que temendo não ter quórum e não dar muito certo, foi marcada a reunião VIRTUAL, utilizando os meios digitais disponíveis para todo mundo, o SKYPE.

Como fizeram?

  1. Enviaram aos participantes a pauta que seria apresentada e discutida.
  2. Fizeram a convocação e orientaram as pessoas, que estavam em diferentes cidades do estado, inclusive em áreas rurais, a como se conectar e utilizar o sistema;
  3. Cada um na sua casa, 31 empresários se conectaram e participaram da reunião de 2 horas de duração.

 

O resultado surpreendeu a todos, houve participação e decisões importantes para o trabalho do grupo.

Com isso, foi observado que não há necessidade de parar e sim de se adaptar e crer que há meios eficientes e possíveis de fazer encontros nesse período em que vivemos. Mas o que fez a diferença mesmo, foi a  liderança, que com otimismo e comprometimento  com o objetivo do grupo, foca no que é importante e traz animo e ideias para que o grupo cumpra as ações planejadas.

Parabéns aos líderes e ao grupo pela agilidade de AÇÃO! É isso que precisamos neste momento, líderes de ação.

Se você também tiver quiser compartilhar a sua história de liderança, mande pra gente ou publica aqui  na comunidade.

Rosângela Angonese

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Rosangela Maria Angonese
Rosangela Maria Angonese Seguir

Mestre em administração. Cursos de liderança na American University e Babson College nos Estados Unidos e OIT na Itália. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, UNAT e Rosa Krauz. Consultora no SEBRAE-PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você