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As 3 principais funções de um líder

As 3 principais funções de um líder

Todos nós sabemos que o líder tem uma extensa lista de tarefas e ele precisa todos os dias vencer essa lista, caso contrário, ações que deveriam ter sido executadas no dia, ficarão para depois e isso é algo ruim para qualquer tipo de gestão.

De todas as ações que um líder precisa acompanhar e executar, três delas são extremamente relevantes. 

1 - CONTRATAR MUITO BEM

Quando o líder contrata a pessoa certa ele ajuda grandemente a empresa, a equipe e ele mesmo. A pessoa certa faz as coisas certas e isso pode parecer simples, mas é maravilhoso. Um bom funcionário é aquele que faz a empresa funcionar.  Contratar a pessoa errada fará com que muito tempo e energia sejam desperdiçadas. A pessoa errada no lugar certo, faz do lugar certo, o lugar errado.

Lembrando que estamos falando de habilidades, competências e principalmente afinidades. O líder precisa ter a sensibilidade de colocar cada pessoa em seu devido lugar, igual no futebol. Muitas vezes o jogador é um craque, mas na posição errada ele pode ter uma atuação medíocre. 

2 - TREINAR CONSTANTEMENTE

É aqui que muitos lideres falham, o treinamento deve ser constante.

O acompanhamento, as orientações, as instruções, as correções, os momentos onde a equipe é reunida para afiar o machado, replicando os acertos e eliminando os erros, para que não se repitam mais. As empresas perdem muito tempo e dinheiro refazendo aquilo que já deveria ter ficado muito bem feito na primeira vez.

Tem uma frase que uso toda semana em alguma empresa, reunião ou palestra. Treine sua equipe para que ela não tenha dúvidas. E treine cada membro para que não faça nada com dúvidas. Sim, ele deve agir, mas com dúvidas, deve estudar mais, avaliar melhor, consultar alguém mais experiente. Muito melhor fazer isso antes para evitar, do que depois para corrigir. 

3 - DEMITIR

Sim, alguns líderes têm muita dificuldade em demitir um membro da equipe e as vezes ficam arrastando por meses uma situação que já poderia ter sido resolvida. Sabemos que demitir é algo sempre desagradável, mas necessário. O líder falha com excelência quando algo precisa ser feito e ele fica procrastinando e não faz. A noticia boa é que quando executamos com sabedoria as duas primeiras ações desse texto, não precisaremos realizar a terceira.

Como assim, Robson?

Se você contratar muito bem e treinar constantemente, dificilmente terá que demitir. Sendo assim, preste muita atenção e desenvolva com louvor a habilidade de encontrar o talento certo para o lugar correto.

 

Fez sentido para você? 

Serviu? Guarde e aplique.

Não serviu? Descarte e não sofra.

Em dúvidas? Teste, experimente.

Abraço gigante para você, saúde e muito sucesso!

Palestrante Robson Dutra

 

 

 

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
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Robson Dutra é graduado em Direito, especialista em vendas e gestão empresarial pela FGV, analista comportamental, + de 1600 palestras realizadas, criador do Domine sua Comunicação, Equilibrando Vidas e Método Robson Dutra de Vendas.

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