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Cinco atitudes para manter os relacionamentos na crise.

Cinco atitudes para manter os relacionamentos na crise.

Durante uma crise, os líderes que conseguiram desenvolver uma cultura de relacionamento produtivos e confiança, estarão mais preparados para dar prioridade às emergências do momento.

Diante dessa situação de absoluta  incerteza como essa que estamos vivendo com o novo coronavirus, é muito importante que o Líder adote essas cinco atitudes:

1. Enfrente as emoções

Reconhecer e gerenciar as emoções – as suas e as dos outros – podem ajudar na  construção da resiliência individual e da equipe, mantendo as pessoas em segurança e então voltar ao normal (ou ao novo normal). Pessoas num estado emocional desequilibrado não funcionam bem, não tomam boas decisões e não se conectam com os outros.  Faça tudo o que  puder para reduzir o estresse emocional das pessoas. Solicite aquilo que é importante! Não perca tempo estressando a equipe com reuniões e atividades desnecessários. O simples é tudo nesse momento!  

2. Mostre respeito

Trate as pessoas com consideração sincera e preocupação genuína. Você pode mostrar isso, prestando atenção, ouvindo e respondendo ao que elas estão dizendo para você e,  também, preste atenção àquilo que não é dito com palavras, mas está estampado no rosto e na voz delas. Sensibilidade!

3. Crie  conexões  - Crie um senso de lealdade e coragem  diante da crise, focando no que é importante para as pessoas.

4. Seja positivo – Lembre-se de que a atitude do líder é contagiosa. Líderes são precursores de esperança. Nas crises, uma atitude otimista mantém as pessoas em movimento.

5. Mantenha a perspectiva  - Durante a crise, os líderes geralmente se concentram na turbulência emocional de seus subordinados diretos e de outras pessoas na organização, mas é igualmente importante que os líderes, também, cuidem de si próprio. Fique atento à sua própria turbulência emocional, dos efeitos em seu comportamento e na sua habilidade de liderança.

Referências:  Gene Klann, Livro Crisis Leadership.

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Rosangela Maria Angonese
Rosangela Maria Angonese Seguir

Mestre em administração. Cursos de liderança na American University e Babson College nos Estados Unidos e OIT na Itália. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, UNAT e Rosa Krauz. Consultora no SEBRAE-PR

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