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Como se tornar uma líder de sucesso?

Como se tornar uma líder de sucesso?

Engana-se quem pensa que construir uma liderança feminina é uma tarefa fácil de executar. Afinal, a conquista de um cargo superior significa a quebra de diversos paradigmas ligados ao universo feminino.

As profissionais que vivenciam o mundo dos negócios sabem que para conquistar um cargo alto dentro de uma empresa, é preciso enfrentar desafios, preconceitos, julgamentos e ir a fundo em terrenos nunca explorados. 

Entretanto, a presença das mulheres em cargos de CEO ou CFO aumentou de 5% para 11% de 2015 a 2016.

Apesar de apresentar um aumento significativo, construir uma liderança feminina significa enfrentar uma série de obstáculos para conquistar o seu devido valor no mercado. 

Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te mostrar algumas dicas fundamentais para alavancar a sua carreira e tornar o seu papel como líder com muito mais destaque. Quer saber mais sobre tudo isso? Então acompanhe nosso post!

1. Defina o seu propósito

Ter um propósito consolidado é uma das maiores vitórias de um profissional. Ainda mais para uma líder, com um propósito definido, é possível enfrentar os obstáculos com mais confiança, perseverança e, ainda, inspirar outros profissionais ao seu redor. 

Se, mesmo exercendo um cargo de líder, você ainda não definiu um objetivo profissional, tire um tempo do seu dia para praticar o autoconhecimento, se envolva em novas experiências, estude outras coisas, conheça melhor as suas habilidades e os seus limites. 

Se você atua com placas de sinalização de segurança, por exemplo, você pode fazer os seguintes questionamentos: como eu enfrento as adversidades? Qual a visão da minha empresa? O que posso fazer para ser mais reconhecida?

Essa é uma ótima maneira de conhecer os seus conflitos internos e externos e melhorar a sua capacidade de liderança. 

2. Invista em capacitação

Para quem já exerce cargos de liderança, capacitar-se é uma ótima maneira de manter o diferencial competitivo e melhorar os resultados profissionais e da empresa como um todo. Por isso, para qualquer profissional, é fundamental investir em meios de capacitação.

Em grande parte das empresas as profissionais são expostas a situações inesperadas a todo momento.

Sendo assim, ganhar conhecimento em uma área e demonstrar que são capazes de desempenhar um bom trabalho é uma forma de mostrar que conseguem liderar melhor que qualquer um. 

3. Confie no trabalho da sua equipe

Como você trabalha o relacionamento com os colaboradores da sua equipe? Você distribui as tarefas ou deixa tudo para si? Trata as pessoas ao seu redor de forma empática? Ou apenas cobra os resultados de vendas, de placa de circuito impresso, por exemplo?

Os seus funcionários precisam te enxergar como um exemplo e trabalhar em um ambiente onde podem executar as suas atividades com excelência.

Para isso, confie em seus colaboradores, delegue tarefas, estimule a capacitação, dê abertura para novas ideias, forneça feedbacks construtivos e, principalmente, ouça cada um deles.

Todo profissional em papel de liderança precisa entender que uma organização é formada por pessoas.

Não adianta lançar novas metas, se sua equipe não demonstra motivação ou não se sente valorizada por você.

Por isso, mostre reconhecimento, apresente desafios constantemente, ofereça benefícios e brindes, como adesivos para parede ou um vale refeição, ou até mesmo estabeleça um bom clima organizacional. 

Agora que você já conhece como é possível alavancar a sua carreira e se tornar uma líder de sucesso, o que está esperando para aplicar essas dicas em seu ambiente?

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gestão de Pessoas e Liderança

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