[ editar artigo]

Como será o trabalho no futuro?

Como será o trabalho no futuro?

Na nossa atualidade muito se houve falar que a forma que trabalhamos vai se alterar. Às máquinas tomarão o nosso lugar no mercado de trabalho, deixando muitas pessoas perdidas profissionalmente e sem espaço para trabalhar.

Como prevê o estudo de alguns economistas, o mercado de trabalho já está passando por uma revolução e muitos dos cargos já não irão existir em um futuro próximo.

Essas mudanças serão assustadoras? Significa o fim desses cargos? Qual é o melhor caminho para nós, trabalhadores? Será que devemos nos desesperar, ou ter medo de sermos substituídos por robôs? São tantas perguntas, mas não seria melhor buscarmos entender oque realmente irá mudar e nos preparar?

Bom, temos uma boa notícia! o futuro não é tão ruim assim. Há coisas que podemos começar fazer desde agora para nos posicionarmos, e já estar preparado para novas mudanças que virá. Com a tecnologia avançando de forma muito rápida, temos grande oportunidade de fazer algo diferente.

Mas, como nos desafiar?

O primeiro passo é que devemos aceitar que as mudanças no mercado de trabalho já estão chegando! ou se olharmos bem já vivemos com ela e não percebemos. Devemos olhar novas possibilidades e desenvolver nossa habilidade para estarmos atentos as mudanças.

 “Suas atitudes hoje mudam como será o amanhã. Mas o jeito como você imagina o amanhã também muda suas atitudes hoje. Portanto, não é só o presente que define o futuro, o futuro também define o presente”.

Thomas Frey

Apesar do futuro parecer temeroso para muitos profissionais, vemos que a solução para que o mercado do futuro não gere milhões de desempregados, está na nossa capacidade de se reinventar, tomar novas atitudes que venha mudar esse cenário. Devemos olhar mais para os humanos do que para as máquinas, pois, mesmo em um mundo com a tecnologia avançando dia pós dia, serão “os humanos” darão as diretrizes e o caminho para a evolução.

 

Gabriel Mendes

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Gabriel Mendes
Gabriel Mendes Seguir

Estudante de administração, Faço parte do time de Ambiente e Negócios.

Ler conteúdo completo
Indicados para você