[ editar artigo]

[Conteúdo com vídeo] Programa Pact: método utilizado na gestão organizacional

[Conteúdo com vídeo] Programa Pact: método utilizado na gestão organizacional

O mercado atual, em crescente interdependência e complexidade, exige que as empresas solucionem seus problemas, enfrentem desafios e aproveitem as oportunidades de forma mais estratégica. 

Pensando em aumentar o desempenho das empresas, a Polarity Partnerships desenvolveu um método que inclui cinco passos a fim de otimizar as polaridades que integram o “mapa da polaridade”. A Abordagem de Polaridade para Continuidade e Transformação (PACT) é aplicada em diferentes contextos e em todos os níveis do sistema, que incluem o indivíduo, a equipe, a organização e a comunidade. Entende-se como polaridade os valores interdependentes, competências e objetivos estratégicos.

 

O método é aplicado no desenvolvimento e execução de estratégias; alinhamento da visão, missão e cultura da empresa; eficácia individual e organizacional, coaching executivo; desenvolvimento de liderança; estrutura e design da organização; conflito e diversidade e no desenvolvimento da comunidade.

Método SMALL: 05 passos para otimizar a polaridade

De acordo com o método SMALL, há cinco etapas que as empresas precisam analisar na hora de resolver os conflitos existentes na comunicação, cultura, gestão de mudança etc. A metodologia é utilizada para mensurar o nível do líder, do time e da organização em diversos contextos.

S- A primeira sigla significa “ver” (no inglês, seeing). Essa é a fase de análise dos desafios e oportunidades em que a empresa está inserida. O método permite que a empresa enxergue as questões crônicas e oportunidades estratégicas de uma forma mais completa.

M- A segunda sigla significa “mapear” (no inglês, mapping). Nessa fase, é importante mapear as tensões. Esse mapeamento pode ser realizado por alguns grupos a fim de obter os resultados desejados e quais atitudes devem ser evitadas. No mapeamento, é possível verificar a dinâmica em torno da tensão.

A- A terceira sigla significa “avaliar” (no inglês, assessing). A terceira etapa consiste na avaliação das experiências das principais partes interessadas no processo.

L- A quarta sigla significa “aprender” (no inglês, learning). Nesse estágio é fundamental informar as decisões e ações baseadas em dados quantitativos e analisá-las qualitativamente.

L- A última sigla significa “otimizar” (no inglês, levering). A última fase consiste no desenvolvimento de estratégias que se adaptem à sua realidade e mudanças. A otimização ocorre quando os benefícios que envolvem as tensões são maximizados e as limitações previstas são minimizadas em cada polo em prol de um propósito maior.

As estratégias devem ser realizadas em torno dos passos de ação ou sinais de aviso antecipados, uma vez que as avaliações tradicionais da análise de lacunas geralmente falham em mostrar o cenário como um todo, o que promove a distorção de resultados e levam a interpretações equivocadas.

Com a crescente complexidade e polarização, líderes, equipes e organizações de alto desempenho devem ser capazes de resolver problemas e alavancar as polaridades. Dessa forma, é possível tornar a sua liderança, o trabalho do seu time e da sua empresa mais efetivo e sustentável com o passar do tempo.

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você