[ editar artigo]

"Equilíbrio" pode ser a palavra que desafia um líder de sucesso?

Estudando sobre "Liderança", peguei novamente a Você S/A de outubro de 2019 onde o tema central foi a "Nova Liderança". Já havia lido toda a revista naquele momento, porém, esta semana observando algumas páginas, questões interessantes me prenderam a atenção por causa deste momento que estamos vivendo.

A revista expôs diversos depoimentos de líderes e/ou empreendedores que estavam atuando com sucesso em Gestão Estratégica de Pessoas.

Em minha análise ficou evidente a importância de refletirmos sobre o equilíbrio necessário entre as correlações de forças que precisam ser estimuladas no momento de trabalhar com os talentos humanos.

Um exemplo é Afetividade X Efetividade, o líder precisa caminhar levando em consideração estes dois conceitos fundamentais.

Começando pela compreensão da palavra Afetividade, o líder que sabe fazer gestão de pessoas desenvolve contato afetivo com sua equipe. E o que seria isso?

"Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). Consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo. A afetividade tem um papel crucial no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando profundamente o crescimento cognitivo... A afetividade potencia o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos. Graças à afetividade, as pessoas conseguem criar laços de amizade entre elas ...."

Como faz sentido pensar em afetividade neste novo cenário de isolamento, trabalho "home office", jornada reduzida, atendimento online, medo, insegurança, etc...Nossos contatos podem ser por meio digital, porém a humanização é essencial.

Uma equipe que sente em seu líder proximidade, empatia e afetividade passa a estabelecer uma relação de maior confiança.

Um líder que ganha à confiança de sua equipe, e possui boa índole aliado a um propósito ético/sustentável e estratégias de pessoas bem planejadas, só tem a ganhar.

Analisando sob outra perspectiva, quando pensamos em empresa, precisamos estar com olhos voltados para "Resultado", assim a necessidade de equilíbrio com a busca de Efetividade.

O significado de efetividade "é a característica, particularidade ou estado do que é efetivo, ou seja, o que é real, verdadeiro e legítimo...também está relacionado com aquilo que se consegue verificar, cuja existência seja real e verdadeira, incontestável... A efetividade na administração está ligada à particularidade daquilo que é capaz de atingir suas metas".

Com Afetividade +  Efetividade, o resultado pode ser um caminho realizado com mais felicidade, com um clima de maior produtividade, incentivo a criatividade e inovação. Olha quanta vantagem!

E você avalia a importância da Afetividade e da Efetividade em sua atuação como líder?

Comente aqui o que pensa sobre o assunto.

Ingrid Cristina Robaszkievicz

www.linkedin.com/in/ingridrobaszkievicz

 

Gestão de Pessoas e Liderança

TAGS

liderança

Comunidade Sebrae
Ingrid Cristina Robaszkievicz
Ingrid Cristina Robaszkievicz Seguir

Consultora, Autora, Mentora e Facilitadora de Projetos relacionados a Estratégias Empresariais, Liderança e temas de Gestão de Pessoas. Credenciada Sebrae/PR. Movimento Tava Pensando. Mestre © e Especialista na Área de Gestão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você