[ editar artigo]

Fazendo a Diferença!

Fazendo a Diferença!

Hoje gostaria de contar um pouco de uma grande líder, uma mulher sensível, de caráter exemplar, uma mulher disposta a escrever uma história de sucesso no desenvolvimento do Território Iguaçu.

Vou apresentar Maria Salette Rodrigues de Melo, mulher, esposa, mãe, empreendedora, líder e presidente do Comitê Territorial das MPEs do Iguaçu.


O que é ser líder

De acordo com o dicionário Michaelis, líder é a pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer; pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas.

“ Acordo todos os dias como se fosse o ultimo da minha vida, vivo intensamente, aproveito cada minuto, penso como contribuir melhor nas entidades que participo, me preocupo muito em deixar um legado para melhorar nossas vidas, me realizo quando estou a frente de algum projeto que irá trazer gerar empregos e renda para as pessoas e faço isso por paixão desde muito cedo através de grupos na igreja , colégio, faculdade, associações.”

Com certeza temos aqui uma líder que contribui, que brilha todas as manhãs, que faz a diferença e mais do que isso, compreende o seu papel do processo de desenvolvimento da empresa, entidade e do seu território.

Não é um caminho fácil

¨Me decepciono também quando vejo que as pessoas não acompanham ou tentam tirar proveito de algumas ações com mentiras e falsos julgamentos, tanto no ambiente profissional como institucional. Sigo sempre em frente – por que sei que poucas pessoas negativas não poderão ecoar mais no universo do que as pessoas do bem – essas sim, vão transformar nosso território.”

Com base nisso, é cada vez mais importante e necessário para este líder entender em que contexto está, como lidar com situações, como lidar com os mais diversos perfis de pessoas e equipes.

Para o sucesso desse relacionamento, é mister traçar planos de curto, médio e longo prazo, com o engajamento de todos representantes das áreas a serem desenvolvidas e que estes possam contaminar e influenciar os seus representados. A disseminação do aprendizado e exemplos de outras regiões devem ser utilizados.

Frente ao Comitê Territorial da MPEs do Iguaçu

Convido a vocês a conhecer o que Maria Salete, junto com líderes do território vem desenvolvendo.

Resultados já colhidos:

  • Identificar o potencial econômico do território de acordo com os aspectos culturais e sociais, cobrar políticas públicas que venham a fortalecer este potencial e levar a toda sociedade estas políticas, incentivando para que todos se identifiquem em uma causa única.
  • Juntos desenvolver estratégias e ações que promovam um movimento positivo no desenvolvimento dos municípios, que consequentemente irá refletir no território.
  • Identificar essa potencialidade e juntar as forças empresariais, instituições de ensino e prefeituras para impulsionar ideias e ações que destaquem essa potencialidade.

O comitê busca fazer com que cada pessoa utilize sua principal qualidade e habilidade para contribuir para o crescimento sustentável da região como um todo, com foco no bem comum. Acredito que capacitar e orientar pessoas poderemos, em um curto espaço de tempo, contar com representantes mais preparados nos setores: público, político e privado!

Qual é sua maior riqueza

“Meu maior matrimônio é a minha família. Para ela tenho todo o tempo do mundo. Nunca deixei de atender nenhuma das solicitações de presença e algumas vezes acho que me envolvo demais até em questões que não me competem e aí acabo me frustrando um pouco, mas logo me recupero, porque a religiosidade está sempre presente. Minha gratidão aos meus pais pela Vida e por ter me ensinado a me colocar no lugar do outro antes de julgar. Minha gratidão ao meu marido e filhos por ter me ensinado a trazer à tona o melhor de mim que é ser mulher e mãe – essência da minha vida.”

Finalizo

Ter líderes protagonistas para a melhoria e evolução sustentável de uma determinada região, com ações locais e regionais é essencial para transformar nossos territórios.  Devemos sempre olhar o futuro, o longo caminho a ser trilhado deve ser iniciado com pequenas ações ou pequenos passos.

Essencial é termos líderes como acabamos de conhecer. Líderes como MARIA SALETTE RODRIGUES DE MELO. Visionária, empreendedora, comprometida e transformadora.

Maria Auria Mulhmann

mmulhmann@pr.sebrae.com.br

(46) 98807-0990

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também.

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Liderança

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você