[ editar artigo]

Felicidade: uma ciência poderosa

Felicidade: uma ciência poderosa

Estudos recentes da psicologia positiva comprovam que felicidade é mais do que emoção ou sentimento, felicidade é ciência. Pessoas felizes alcançam com mais facilidade o sucesso, aliás estas pesquisas demonstram que a felicidade quando vindo primeiro o sucesso vem depois e fica mais saboroso, ou seja, é mais bem aproveitado.

Sonja Lyubomirski uma das principais pesquisadoras sobre o tema, conclui que quando as pessoas estão felizes elas alcançam seus objetivos com mais facilidade. Já se sabe que a felicidade libera hormônios que aumentam nossa capacidade cognitiva. Assim as pessoas que possuem o estado de Felicidade perdurando por mais tempo conseguem encarar a vida de maneira diferente e os obstáculos/desafios são vistos sob outra perspectiva o que ajuda muito na busca e encontro de soluções em temas diversos.

Escolas de vanguarda já perceberam isso e estão colocando a disciplina de felicidade em sua programação com alunos.

Agora vamos pensar em nossas organizações!

O líder precisa estar buscando resultados eficazes em sua equipe e recebe um novo desafio, precisa ter tempo para se “preocupar” com sua própria felicidade e também com a felicidade de sua equipe. O que acha disso?

Parece fazer muito sentido quando há comprovações que pessoas felizes são mais produtivas, criativas e assim garantem melhores resultados e soluções eficazes para as organizações.

Você é uma pessoa Feliz?

Falar de Felicidade neste momento de tantas tristezas, de pandemia, de isolamento e crises parece um tanto paradoxal.

Gandhi ousava dizer ... “que não há caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho.”

Vou te fazer uma provocação! Pare por alguns minutos, feche os olhos e lembre de um momento na sua vida em que estava completamente feliz. Vá mais a fundo e perceba as sensações que teve. Quais as cores que lembra? Havia sorrisos? Luzes, palavras e/ou aromas?

Fazer nosso cérebro lembrar momentos felizes já é uma contribuição importante para ressignificar nosso momento presente. Fazer projetos futuros que visem nosso sucesso também ajuda nosso cérebro a experimentar felicidade.

A ideia não é tapar o “sol com a peneira” e fingir que tudo está pronto e resolvido ou se tornar insensível ao que se passa, mas sim buscar perceber a realidade sob outra perspectiva, experimentando  “um olhar dotado com estado de felicidade”.

A boa notícia é que como Felicidade é uma ciência podemos adquirir este estado e fazê-lo estar presente em nossa vida mais constantemente. Nosso cérebro pode ser treinado para isso.

Já parou para pensar nos benefícios da verdadeira felicidade em sua vida?

Ingrid Cristina Robaszkievicz

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Ingrid Cristina Robaszkievicz
Ingrid Cristina Robaszkievicz Seguir

Consultora, Autora, Mentora e Facilitadora de Projetos relacionados a Estratégias Empresariais, Liderança e temas de Gestão de Pessoas. Credenciada Sebrae/PR. Movimento Tava Pensando. Mestre © e Especialista na Área de Gestão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você