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GERENCIAMENTO DE ESTRESSE

GERENCIAMENTO DE ESTRESSE

O estresse pode ser compreendido como a percepção psicológica de pressão por um lado, e a resposta a ela do outro lado.

O alto nível de estresse  pode nos dar um desempenho melhor? Há quem acredite, mas ele na verdade pode atrapalhar e muito, especialmente nas tarefas desafiadoras da nossa vida pessoal ou profissional. Ao estar sob pressão para concluir um projeto no qual se sinta estressado a ponto de esquecer alguma coisa, você passou por altos níveis de esgotamento e está comprometendo a sua memória.

Nosso corpo e mente podem sofrer danos ao se expor a cargas de estresse elevado e prolongado, o que pode acabar causando alteração na pressão sanguínea, diabetes, ansiedade e depressão. A boa notícia é que existem meios de aliviar o estresse e melhorar nosso desempenho. Aqui estão 5 estratégias para gerir sua vida com sabedoria:

 

  1. Desenvolva um plano de Bem-estar de vida

Para ter  uma boa força física e  mental, é  necessário ter  um plano de bem-estar de vida pessoal, isso te ajudará a  fortalecer a sua resiliência e recarregar as energias, o que é fundamental para gerenciar com sucesso as situações disruptivas e estressantes no trabalho e na vida pessoal.

Os relacionamentos e interações sociais, são muito importantes para o bem-estar mental e é preciso esforço e compromisso para sustentar relacionamentos saudáveis ​​e positivos em sua vida. Tudo isso, é o grande combustível para a superação dos problemas do nosso cotidiano.

 

   2. Foque em uma tarefa por vez 

Já está provado que fazer várias tarefas ao mesmo tempo nos torna improdutivos e desfocados, pois a mente estabelece foco em uma tarefa por vez. Alternar entre as tarefas proporciona uma queima de energia mental muito grande. Quando bate o sentimento de sobrecarga e queremos enfrentar muitos problemas de uma só vez, acabamos causando um efeito cascata. Existem estudos mostrando que em vez de sermos mais produtivos, acabamos gastando tempo oscilando entre tarefas. Tudo aponta para o fato de que somos mais eficientes quando focamos nossa energia mental em uma ideia por vez.

 

   3. Faça intervalos de 15 minutos

 

Pesquisas revelam que o tempo ocioso aumenta a criatividade, auxilia na consolidação da memória e até melhora a tomada de decisão, isso se chama “rede em modo padrão”, ou “mente em descanso”. Ao permitir   que sua mente viaje um pouco em partes definidas ao longo do dia, nos permite recarregar, dar sentido ao trabalho e manter a resistência. Fica a dica para conhecer e aplicar o método Pomodoro, que consiste em uma técnica de trabalho focado por 25 minutos com pequenas pausas de 5 minutos, após 4 ciclos, você ganha 15 longos minutos de pausa só seus.

 

   4. Encontre estratégias de ação simples

Saber qual ação tomar para evitar o estresse é parte de sua jornada de aprendizado no caminho do autoconhecimento.

Quanto mais consciente você estiver, mais consciente estará das suas emoções e sentimentos. Seria empolgante se houvesse uma solução perfeita sobre como lidar com o estresse em sua própria vida, contudo, isso é algo que você tem que descobrir por si mesmo. 

O mais importante é sempre manter uma mente positiva e leve nos momentos de maior instabilidade, corajosa e confiante, para você ter mais poder para administrar o estresse e a ansiedade em sua jornada de vida.

 

    5. Autoconhecimento e estudo contínuo

Reconhece quais são as suas melhores habilidades e trabalhar entendendo as suas capacidades cerebrais, faz toda a diferença nos resultados que você obterá. Cada pessoa tem o seu ritmo biológico e ele deve ser respeitado para assim, atingir o máximo de eficiência, evitando o esgotamento, fadiga, e prováveis doenças psicossomáticas, que acabam fazendo parte de um dia a dia estressante.

Ao enfrentar situações de trabalho estressantes, pode ser muito difícil encarar o dia a dia, ir trabalhar sentindo-se feliz ou ainda, demonstrar controle emocional. Quando há excesso de cansaço, ansiedade e temor, é difícil sair de um lugar de desespero para uma posição  de positividade e alegria. Por isso, é fundamental que você seja o protagonista da sua vida, para assim ser capaz de escolher como lidar com seus sentimentos e problemas, a grande sacada é reconectar-se com sua vida e trabalho, e assim, avançar em sua carreira por meio do desenvolvimento de habilidades e networking.

 

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Nadia Cristina Benitez
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Nadia Cristina Benitez Psicopedagoga Institucional Life Coach; Pós graduada em Neuropedagogia na Educação; Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Fundadora e desenvolvedora do Método Ginástica do Cérebro;

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