[ editar artigo]

Isso se chama pessoas

Isso se chama pessoas

Tem uma empresa que atendo que toda semana, quando eu chego o quadro entre os colaboradores se encontra com um humor diferente. Tem vezes que a gerente de qualidade e a gerente de produção estão com muitas restrições uma da outra, outras vezes elas estão super unidas. Tem algumas visitas que o gerente de manutenção foi a pior contratação do ano, segunda o gerente geral, outras vezes e o salvador da empresa. Uma certa vez me direcionei a gerente de recursos humanos da empresa, perguntando que era isso. Ela simplesmente sorriu e me respondeu “Isso se chama pessoas”, sorri e tive que concordar.

A reflexão que isso me levou é que pessoas são os recursos mais difíceis de gerir por serem os mais complexos e os menos previsíveis. Pessoas trazem percepções pessoais a cerca de assuntos diversos o que torna a convivência tão rica e ao mesmo tempo tão difícil. Sei que muitos gestores já se perguntaram o que fazer então, por ter a impressão de nunca conseguir agradar a todos. Se eu soubesse a resposta exata a esta pergunta com certeza já estaria rico. Mas sei de uma coisa que ajuda muito no processo de liderança, e isto de chama Constância de propósito.

Uma pesquisa feita perguntou para mais de cinco mil pessoas o que menos gostava em seus líderes e as três primeiras colocadas são:

1 Não se sentir reconhecido

2 Não obter informações claras

3 Não receber feedback

Veja só, nenhuma estava ligada diretamente a características pessoas do tipo, ser muito rude ou não desejar bom dia, tão pouco ligada a questões financeiras. Todas estão diretamente ligadas a comportamentos que muitas vezes estão relacionados com a falta de constância de propósito.

Um líder que possui constância de proposito conhece bem os resultados qualitativos e quantitativos de sua empresa, consequentemente possui uma visão macro e sistêmica o que facilita a sua tomada de decisão. Este líder tem mais facilidade de reconhecer a equipe, pois sabe exatamente que impacto será gerado pela atitude tomada pela equipe.

Este líder sabe estabelecer prioridades, de acordo com o resultado a ser gerado, desta maneira é mais assertivo ao passar instruções, não mudando de curso a cada cinco minutos. Tem mais facilidade de dar feedback por ter uma visão mais clara de todo o processo.

Muitas vezes o líder sabe que precisa fortalecer estas características, mais a falta de visão estratégica sobre o seu negócio o impede. Estão se quer lidar com pessoas precisa se preparar muito tecnicamente ates a cerca do seu negócio, desta maneira podendo influenciar e orientar as pessoas como um grande líder.

Liderança

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você