[ editar artigo]

Jornada do Colaborador por Fernanda Lemes

Jornada do Colaborador por Fernanda Lemes

Uma pessoa e uma marca, juntas para criar uma jornada que pode ser INCRÍVEL ou FRUSTRANTE. Concorda?

Ao longo da minha jornada profissional, vivenciei muitos modelos de gestão que trabalhavam com a “jornada do colaborador”.

Algumas empresas não se importam com uma boa contratação e acabam fazendo por necessidade imediata. Outras, utilizam processos bem definidos para contratar profissionais alinhados com os valores da empresa.

Vivendo tudo isso, senti a necessidade de criar um modelo de Jornada inspirado nas experiências INCRÍVEIS que experimentei.

Acredito que antes de qualquer coisa, é necessário cuidar bem da Marca/Atração, ou seja, como a sua marca se comunica, o propósito atrai profissionais que deseja?

Na atração é importante chamarmos a atenção dos candidatos que estejam alinhados com o perfil que a empresa está buscando.

A próxima etapa é a contratação, processo seletivo para avaliar e analisar se o candidato tem os valores e habilidades necessárias que são desejadas pela empresa. Importante que ele tenha clareza das atividades que serão desenvolvidas e das entregas que deverão ser realizadas. É o famoso “deu match”

Imersão é uma etapa crucial, novo colaborador faz um tour presencial/virtual para sentir a Cultura na prática. Conhece seus parceiros e cada parte da empresa, fortalecendo o propósito, a causa que defenderemos juntos. O colaborador entenderá todas as regras do jogo. Receberá as ferramentas necessárias para executar seu trabalho.

Na sequência, as metas, para que o colaborador desenvolva suas competências, habilidades e atitudes no dia-a-dia, o líder apresentará todas as metas / desafios para conquistarmos nossos resultados. Indicadores de performance, alguns exemplos para serem acompanhados: metas de vendas (geral, individual), taxa de conversão, vendas condicionais e conversão, faturamento, ticket médio, peças por atendimento, giro de estoque, NPS.

Avançamos mais uma etapa e chegamos no Treinamento, é uma forma de empoderar os colaboradores, quanto mais treinamento maior a chance de se tornar especialista e atingir resultados extraordinários. Colaboradores treinados e desafiados tendem a permanecer por mais tempo na empresa.

Feedback é essencial para mantermos as expectativas alinhadas. Como sugestão há o Feedback 40 / 85 dias, nessa fase é possível identificar se o colaborador e empresa estão de acordo para continuar o contrato. Criar uma cultura de feedback formal melhora as estratégias e resultados, e deve ser realizado com periodicidade que atenda as demandas da empresa.

PDI - Plano de Desenvolvimento Individual é uma forma de apoiar o colaborador no seu crescimento. É importante criar uma frequência de conversas e definir com clareza o que se deseja para as próximas fases - é o planejamento da carreira do colaborador.

A etapa Pesquisas, serve para monitorar o clima e engajamento dos colaboradores, fazer pesquisas com períodos pré-definidos e deixar claro o porquê delas existirem. Pesquisas de Satisfação e Clima geram resultados positivos e servem para melhorar as estratégias da gestão. Pratique sempre a OUVIDORIA, ouvir o colaborador traz ideias e soluções.

Reconhecimento / Resultados, conheça bem seus colaboradores e saiba como reconhecê-los. Crie rituais de reconhecimento em público, use fatos e seja AUTÊNTICO. É um exemplo prático de retenção. E não esqueça, os resultados merecem ser comemorados, são as pequenas partidas conquistadas que ganham o campeonato. 

E por fim, se toda essa jornada não estiver atendendo as expectativas de ambos, se o colaborador não estiver alinhado com a cultura e valores, não demore para tomar a decisão do desligamento. Abra as portas para ele ir em busca de novos desafios para sua carreira. E continue treinando e desenvolvendo quem quer fazer a diferença junto com a equipe.

 

Valorize as pessoas que estão te ajudando a realizar seu propósito. Colaboradores também são clientes, cuide bem deles, porque terão maior ORGULHO de compartilhar SUA MARCA.

 By Fernanda Lemes

 

Você sabia?

A Comunidade Sebrae vai mudar! Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma 😊

Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar!

Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Fernanda Lemes
Fernanda Lemes Seguir

Apaixonada por gente, entusiasmada pelas experiências compartilhadas e determinada pra FAZER A DIFERENÇA NA SUA VIDA. https://conecta.bio/fernandalemes

Ler conteúdo completo
Indicados para você