[ editar artigo]

Líder, como anda o seu relacionamento consigo?

Líder, como anda o seu relacionamento consigo?

Vivemos uma realidade intensa, onde o imediatismo, a radicalidade, a urgência, a priorização são termos muito utilizados no dia a dia.  

O Líder está diante de um dos maiores desafios vividos nos últimos anos – Estar Pleno, Inteiro, Perfeito, Íntegro em meio ao caos!

Na maioria das vezes espera-se que o líder apresente algumas, ou todas, as características abaixo descritas, para que ele possa exercer adequadamente a posição de liderança, esperado pelo meio onde está inserido, por exemplo:

  1. Presença: estar de fato com o(s) seu(s) liderado(s), caminhar com eles;
  2. Escutar: mais do que ouvir, prestar atenção de forma verdadeira e integral;
  3. Disponibilidade: se fazer presente no momento necessário/ ou no momento em que lhe é solicitado;
  4. Empatia: “estar com”, colocar-se no lugar; captar o emocional. É necessário entender também que Empatia NÃO é simpatia. A atitude simpática é agradável, demonstra afinidade, mas não gera comprometimento. Recentemente ouvi de uma autora – Ana Artigas – que disse: “praticar a Empatia não é só se colocar no lugar do outro, mas perguntar ao outro: Do que você precisa?”
  5. Afetividade: Tratar com o máximo respeito, empatia e seriedade o sentir do outro;
  6. Ética: é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde, é tudo que envolve integridade. Ética é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e de se expressar. A Ética trata do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado.

Diante de todos os “atributos”, características acima citadas, podemos afirmar que o Líder deve se destacar por: Competências técnicas, aprimoramento constante, respeito às pessoas, flexibilidade, envolvimento, afetividade, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, e corresponder à confiança que é depositada nele...

Líder, por traz desta denominação existe o Indivíduo, o Ser Humano, a Pessoa, que possui um valor em si, que faz parte de uma família, de uma sociedade, de uma instituição, independentemente do que ele consegue realizar. E diante desta realidade podemos colocar para você Líder:

O QUE VOCÊ ANDA FAZENDO CONSIGO?

               A peculiaridade da relação consigo pode ser demonstrada a partir das habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas próprias questões.

Se, você líder, responder a estas perguntas, terá uma noção do que anda fazendo com você:

  1. Tem se preparado fisicamente quando está sozinho? Qual é a imagem que vê refletida no espelho quando está em casa sem a companhia de outra pessoa? Como tem cuidado da sua aparência física?
  2. Você prepara com cuidado o ambiente em que vive? Seu quarto, sua casa, seu local de trabalho? Como andam a organização e o conforto nesses lugares?
  3. Tem sido acolhedor consigo? Em especial, como tem se nutrido fisicamente, como anda sua percepção das próprias mudanças por pequenas que sejam?
  4. Está atento à sua postura física? O que te diz o seu corpo quando está sozinho? Como tem cuidado da sua saúde?
  5. Sabe se observar? Sabe como andam sua energia física, sua prontidão para as tarefas, sua abertura para as pessoas, sua coerência?
  6. Sabe se escutar? Reserva algum tempo para refletir sobre as situações que vive, dosa bem a estimulação externa, é capaz de aceitar e compreender suas experiências ao invés de julgá-las?

É importante que o Líder tenha para si, a reposta de cada questionamento acima, não para apontar defeitos, ou aplicar condenações, mas para refletir, sobre o quanto você, responsável por conduzir e atender seus liderados, que dedica seu tempo a fazer a diferença neste mundo, tem dado atenção para si mesmo, tem notado suas reações, seus sentimentos, tem procurado cuidar do seu corpo, da sua mente, tem valorizado o SER que existe e é importante para o mundo.

Lembre-se,  valorize a pessoa incrível que você tem batalhado tanto para se tornar!

Fabiola Cristhine - consultora no Sebrae.

Liderança

Comunidade Sebrae
Fabiola Cristhine
Fabiola Cristhine Seguir

Administradora. Especialista em Gestão de Negócios e Consultoria Empresarial. Consultora do Sebrae/PR e gestora de Empreendedorismo e Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você