[ editar artigo]

Líder dá o tom...

Líder dá o tom...

A Liderança, é uma arte e uma ciência. Liderar o processo de mudança, se torna um desafio ainda maior para um líder. Aqui é importante separarmos o que é mudança de transformação. Mudança é uma escolha motivada pela necessidade premente. Transformação é baseada em valores e vêm da automotivação, encontro da importância de mudar com a oportunidade de se reinventar.

Não obstante, o destaque fica para o papel do líder no processo de mudança e transformação. Em última análise, o líder neste particular, precisa compreender que:

  1. Auto Liderança, se traduz em autoconhecimento e domínio das próprias emoções com equilíbrio e sensatez;
  2. Mudar o Modelo Mental, ajudará o líder e seus liderados a seguir em frente e cumprir sua missão;
  3. Poder de Influência, anda a par e passo com a tua credibilidade, quanto maior for a tua credibilidade, melhor será sua capacidade de exercer influência.

Cabe notabilizar que líderes eficazes, desenvolvem a auto liderança de maneira bem acentuada, e a partir daí, todo movimento do líder gera inspiração. A inspiração se constrói em ambiente onde exista confiança, que por conseguinte gera motivação. É indiscutível que a motivação é a energia que orienta e produz desejos... Aqui cabe uma reflexão... O desejo é o elemento mais profundo do ser humano, por ele um indivíduo é capaz de qualquer coisa. Compreender isso significa carimbar o passaporte para o aumento do nível de colaboração na equipe! 

A rigor desta narrativa, concluo que é necessário imputar ao líder a competência do autoconhecimento, se valendo de uma boa dose de inteligência emocional. Descubra o que te move, teste a sua auto liderança, aumente seu poder de influência, conquiste corações e mentes dos seus liderados, sobretudo inspire sua equipe de trabalho a promover a mudança e a transformação que o momento exige. Seja raro no que faz!

César Giovani Colini

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você