[ editar artigo]

Liderança de mãos dadas com o Empreendedorismo

Liderança de mãos dadas com o Empreendedorismo

Quando uma pessoa decide empreender, além dos planejamentos e estratégias comerciais, um outro desafio vem junto com tudo isso, que é a liderança.

Focamos nossos esforços no plano de negócio, na análise de viabilidade, propósito e valores da empresa e algumas vezes tropeçamos no momento de liderar ou orquestrar todos os envolvidos, sejam funcionários, sócios, fornecedores e parceiros.

Também é uma verdade, que muitos empreendedores já possuem habilidades e competências desenvolvidas para avaliar os cenários, observar o comportamento e perfil de cada pessoa do seu time e aproveitar o máximo cada potencialidade para montar um grande time.

A empresária Hilda Arneiro Boscarato Fagundes, proprietária da Berê Calçados e Confecções e Escritório Contábil Rosa, reforça tudo isso. Além de ser empreendedora e possuir vários negócios, consegue otimizar seu tempo para atuar em outras frentes.

Alguns desafios que ela encara com maestria, estão no post “Quais são os principais desafios das lideranças?” Aproveitamos para citar alguns que Hilda pratica:

- Maximiza seu tempo, para que possa dar conta de toda demanda de trabalho;

- Realiza uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes, controlando o turnover e direcionando as ações aos objetivos da empresa;

- Motiva e mantém o foco das ações e dos trabalhos em frente a uma grande demanda de dificuldades que se apresentam diariamente;

- Reavalia constantemente seu papel como líder e se reposiciona quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias para exercer o papel de liderança;

“Tenho meu escritório de contabilidade, uma loja de comércio de roupas e calçados, sou responsável na parte fiscal e tributária das empresas dos meus filhos e sou presidente da Associação Comercial e Industrial de Janiópolis - ACIJAN”

Mas ela além destas funções e atividades, também já foi diretora de escola, professora de contabilidade, chefe de gabinete do prefeito e é envolvida com várias ações associativas. Ufa, né? E para conseguir tudo isso é necessário coragem e determinação, vontade de fazer muito para a comunidade.

Tudo isso é possível porque esta líder tem ética e um grande propósito. Sempre teve em sua mente o desejo de gerar emprego e renda.

Finalizando, Hilda se faz esta pergunta:

“Me pergunto às vezes se sou empreendedora? Respondo que sim! Respondo que gosto de desafios e de empreender, além de desafiar aos outros e a mim”.

 

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. Se tiver qualquer dúvida, me escreva. Posso te ajudar 😊

 

Sandra Trujillo Costa

scosta@pr.sebrae.com.br

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você