[ editar artigo]

Liderança de respeito!

Liderança de respeito!

Hoje vamos conhecer um pouco sobre a história do Sr. Anésio Roberto dos Santos e o que ele faz como líder na sua cidade e região.

O currículo é extenso, mas vamos focar na sua principal atuação que é a agricultura com produção de hortaliças e frutas na cidade de Imbaú, no estado do Paraná.

Sempre muito atuante, foi presidente e ainda é membro da diretoria da Cooperativa COCATIMEL, que funciona no município de Imbaú e que reúne a produção de pequenos agricultores de 4 outros municípios da região.

Enquanto presidente da cooperativa, foi responsável por reestruturar a COCATIMEL e engajar os associados, demonstrando comprometimento com a causa maior que sempre foi viabilizar a renda para todas as famílias associadas, garantindo o sustendo das mesmas e a entrega de produtos devidamente qualificados aos seus compradores. Durante a sua gestão, buscou novos mercados e conquistou o fornecimento de merenda para uma escola municipal em Telêmaco Borba, seguindo para o fornecimento de merenda para escolas estaduais, que vem sendo mantido ao longo do tempo, por diversas vezes.

Muito suor, poucas horas de sono e muitas vezes utilizando recursos próprios para que os objetivos fossem alcançados, atravessou o estado do Paraná em busca de licitações para fornecimento dos produtos do Vale do Tibagi.

Em março de 2020, com o cenário econômico sendo totalmente alterado por conta da pandemia do COVID19, percebeu rapidamente a queda do mercado com o fechamento de restaurantes e das feiras, assim prontamente articulou junto à diretoria da COCATIMEL, aos consultores e à Klabin, uma alternativa que garantisse a venda dos produtos e a subsistência das famílias cooperadas. Junto com estes parceiros, organizaram um sistema de venda e entregas de cestas de produtos nas casas, na forma delivery.

Rapidamente estruturam a estratégia, elencando quais produtos seriam ofertados, qual seria o preço e sua divulgação. Utilizaram os canais de venda já estabelecidos pela cooperativa e também as redes sociais, isso logo gerou um engajamento muito grande, dado o histórico de seriedade e comprometimento não apenas do senhor Anésio, mas de todos da cooperativa.

No primeiro dia de venda, foram realizados cerca de 150 pedidos, garantindo às famílias de 4 municípios o sustento para os tempos difíceis, além de dar uma perspectiva de novos mercados e formas de comercialização para quando tudo voltar à normalidade.

Necessidade, oportunidade, empatia e engajamento sempre foram a bússola deste líder, que em sua simplicidade, opera resultados robustos e relevantes na agricultura familiar do Vale do Tibagi!

 

Fabiola Cristhine Costa

fccosta@pr.sebrae.com.br

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também.

 

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Fabiola Cristhine
Fabiola Cristhine Seguir

Administradora. Especialista em Gestão de Negócios e Consultoria Empresarial. Consultora do Sebrae/PR e gestora de Empreendedorismo e Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você