[ editar artigo]

Liderança Jovem x Geração COVID

Liderança Jovem x Geração COVID

              Muito se fala sobre gerações e seus estudos para aumentar produtividade e criar bom ambiente de trabalho. Mas de repente surge uma geração que talvez jamais imaginaríamos que um dia surgiria.

A dificuldade de arrumar emprego, sem dinheiro para investir em qualificação, tem atormentado jovens com menos de 25 anos.

Os jovens nunca passaram por uma crise como essa, ainda mais nessa fase onde se entra no mercado de trabalho. 15% dos jovens até 29 anos perderam seus empregos devido a pandemia.

        Nessa crise de empregos sem precedentes, os jovens são os mais atingidos. Em famílias de baixa renda, precisam saber lidar com a pressão para conseguir empregos e ajudar em casa, para não sobrecarregar a renda familiar. Algo que parece meio impossível em meio a cancelamentos de contratações e planos de estágios. E assim se criou a geração Covid que sentirá as consequências por longos anos.

Mas você que é jovem, que está nessa geração, sabe como agir para isso não afetar a sua liderança, proatividade e a conquista de uma vaga no mercado de trabalho?

Bom, não existe receita de bolo, o que sabemos é que primeiro é preciso pensar em políticas corajosas, para enfrentar a maior crise de saúde e maior agonia econômica.

Também sabemos que, a liderança não é apenas algo relacionado a sua posição hierárquica ou cargo em que se encontra, e que sim, liderança é se abrir para inventar o que é necessário em cada nova situação e como as oportunidades se surgem a partir disso. Ou seja, manter seus olhos voltados para a frente e na experiência presente. Liderar é trabalhar o entendimento e iniciação com base no que está acontecendo agora.

Sendo assim, pensa comigo. Se você está inserido nesse ambiente não muito desejável para sua carreira, tente se fazer essas perguntas:

  • O que posso fazer para melhorar isso, não só para mim, mas para todos ao meu redor?
  • O que está em minhas mãos e a meu alcance que eu possa realizar?
  • Existe alguém ou algum movimento criado para mudar todo esse processo?
  • Se não existe, eu posso criar?
  • Quem eu posso chamar para estar comigo nessa?
  • No que eu sou bom? Fazendo o que gosto, posso ajudar outras pessoas?

Se você líder jovem, respondeu ao menos duas das perguntas acima, posso te afirmar que sim, você pode e deve ser um líder da sua casa, da sua comunidade, do seu ambiente inserido.

Lembre sempre, um líder precisa estar com os olhos e mente abertas para novas chances e oportunidades.

Giraffas relax sol alegria praia GIF

Se você já está no mercado e as vezes não vê a sua atividade como algo de liderança, tente entender que toda e qualquer atividade que você faça precisa sempre do seu melhor, da sua dedicação e fazendo isso, você já consegue deixar ela com o seu jeitinho e com o seu olhar. Isso já faz ela ser especial e a partir disso, coisas incríveis acontecem.

Seja o líder e protagonista da sua vida, mesmo em meio a uma crise existem inúmeras oportunidades, com certeza você se identificará com uma delas. Acredite em você!

Lu Rossa Cunha

 

 

 

 

 

Gestão de Pessoas e Liderança

TAGS

jovemlider

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você