[ editar artigo]

Liderança para Construção de um mundo melhor

Liderança para Construção de um mundo melhor

 

Pensando em como temos ótimos exemplos de lideranças ao longo da história, busquei várias referências para demonstrar o grande papel de um líder para a construção de um ambiente, cidade ou um país melhor.

E desta forma, trarei algumas reflexões sobre esta temática.

A busca pela construção de uma sociedade melhor tem a ver com a concepção política. Os bons líderes acreditam de todo o coração construir o que é bom para todos, não apenas para si.

A premissa básica de um líder é engajar a sociedade na busca de soluções a questões comuns. A busca por esse “bem maior” vai muito além de chefiar ou demonstrar autoridade, mas na mobilização, inspiração e altruísmo.

Seja na gestão empresarial ou na política, um líder gera empatia e enxerga o que há de melhor em cada um de seus liderados, fazendo com que eles trabalhem em prol do objetivo almejado.

Uma liderança que busca a real construção de uma sociedade melhor, precisar ser responsável, sensato, e principalmente, preservar os direitos em sua totalidade.

Além da representar uma comunidade ou classe, um líder interage em defesa dos seus liderados. Adotando uma postura política sistemática, que traz consequências para a sociedade.

Um líder tem uma visão sistêmica que entende os diferentes tipos de comportamentos, é capaz de influenciá-los e, assim, ter as respostas esperadas por cada um de seus liderados. A chave é o relacionamento interpessoal.

Quando falamos em líderes políticos, nós tivemos diversas personalidades ao longo da história. Foram pessoas especiais que de certa forma, lutaram por um mundo muito mais justo e tornaram verdadeiras fontes de inspiração.

Vejamos  alguns exemplos :

Mahatma Gandhi (1869 - 1948)

Mahatma Gandhi não é apenas um dos maiores líderes da Índia. Ele é um bom exemplo de líder mundial que usou meios pacíficos para se opor aos adversários, a fim de obter igualdade e completa independência.

Gandhi levantou-se para liderar uma desobediência civil não violenta contra o domínio britânico tirânico. Jejuava e fazia greves de fome com outros índios até que suas demandas fossem atendidas. Ele creu na verdade e que somente a verdade prevalecerá. Sem derramamento de sangue ou qualquer dano a outros, a Índia se tornou independente dos britânicos em 1947. Gandhi se tornou o rosto da nação, um mártir revolucionário e, sem dúvida, um dos maiores líderes mundiais do século XX.

Nelson Mandela (1918 - 2013)

Nelson Mandela foi um político sul-africano que liderou o movimento revolucionário anti-apartheid em seu país. Ele também foi o primeiro executivo-chefe negro e presidente eleito democraticamente na África do Sul. Mandela lutou incansavelmente pela igualdade racial por toda a vida e, devido a essas atividades, foi preso e cumpriu uma longa sentença de prisão. Nem mesmo a prisão o impediu de lutar por seus direitos e pelos direitos de seus companheiros negros africanos. No final, ele liderou todo o caminho para uma África do Sul mais livre e igualitária. Seu heroísmo e lenda cresceram ainda mais desde sua morte em 2013.

Martin Luther King Jr. (1929 -1968)

O ativista americano Martin Luther King, Jr. é conhecido por sua notável luta pela igualdade racial e pelos direitos civis sem o uso da força e derramamento de sangue. Como Mahatma Gandhi, King usou meios não violentos de desobediência civil, mas baseou-o em suas crenças cristãs, sendo também um ministro batista.

Através de seu trabalho como ativista e líder do movimento pelos direitos civis, King provou às pessoas que a igualdade pode ser alcançada sem o uso de violência. Ele também mostrou a eles que, com todos os homens iguais, o país alcançaria um futuro melhor. Sua coragem, perseverança, vontade de lutar pelo que é certo e bom, além de sua fé inabalável, inspiraram muitas pessoas em todo o mundo.

Abraham Lincoln (1809-1865)

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos. Ele liderou o país durante a Guerra Civil, um dos momentos mais cruciais da história política dos Estados Unidos. Ao fazer isso, Lincoln tentou o seu melhor para manter os americanos unidos, caso contrário, o país não estaria onde está agora, como uma grande nação unida. Ele também aboliu a escravidão assinando a Proclamação de Emancipação e reforçou ainda mais o governo federal e a economia dos EUA.

George Washington (1731-1799)

George Washington foi o primeiro presidente e um dos Fundadores dos Estados Unidos. É claro que Washington ainda é considerado um dos maiores líderes que o mundo já viu. Ele liderou a Guerra Revolucionária Americana, liderou o país em seus primeiros anos de independência e presidiu a Convenção da Filadélfia, que redigiu a Constituição, que ainda é a lei suprema do país.

Washington mantinha uma visão sem limites para o país, e isso ajudou a levar a América para onde está agora, séculos depois. Além dessa visão, sua firmeza e capacidade de tomar decisões racionais diante dos piores adversários são apenas algumas das coisas que fizeram de George Washington um grande líder mundial.

Como podemos ver acima, diversos líderes com perfis diferentes e com ótimos resultados. Muitos fatores podem influenciar no sucesso de um projeto. Um deles, sem dúvidas, é o líder. Não existe um perfil exato de líder, mas algumas características podem contribuir para que ele execute um bom trabalho.

Ao contrário do que se pensa, muitas destas características podem ser estudadas e trabalhadas e não precisam ser um dom nato da pessoa.

Este tema e muitos outros serão abordados no Evento Nacional do Polo de Liderança nos dias 27, 28 e 29 de outubro. Totalmente online e gratuito.

Reserve estas datas na sua agenda e participe conosco. Será imperdível.

Sandra Trujillo Costa

Head da Comunidade de Liderança do Sebrae/PR.

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Sandra Trujillo Costa
Sandra Trujillo Costa Seguir

Administradora. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, Empreendedorismo pela Universidade Positivo e Gestão de Negócios pela FGV. Consultora de negócios e gestora de projetos no Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você