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Liderar ou Chefiar minha equipe?

Liderar ou Chefiar minha equipe?

Empresas, organizações e entidades são alguns exemplos onde a atuação em equipe ocorre e, para que tudo aconteça perfeitamente, é necessário um gestor competente e preparado. No entanto, é preciso saber diferenciar como esse papel será desempenhado: liderar ou chefiar?

Pode até soar como duas coisas iguais, mas o significado dessas palavras é totalmente oposto uma da outra. Dependendo da escolha feita, afetará a equipe de maneiras diferentes e interferirá no resultado final esperado.

Você conhece a diferença entre liderar e chefiar uma equipe? Sabe qual a importância de fazer a escolha certa e conseguir o melhor desempenho possível? Entenda!

 

Liderar ou chefiar: a diferença entre ambos

Um chefe é aquele que impõe suas vontades e dita tudo que a equipe precisa fazer, segundo a visão dele e só, para alcançar a vitória ignorando as ideias de todos e passam por cima das vontades de membro da equipe. Com uma equipe separada, sem vontade própria e a mando de alguém que não se importa costuma ser prejudicial aos seus participantes.

Os resultados também são afetados por essa ação e quase nunca são perfeitamente alcançados. Motivação não existe no dicionário de um chefe, é crítico com erros e vê seus colaboradores como pessoas que apenas possuem a obrigação de exercer sua função e obedecer.

Olhando a outra face do espelho, o líder busca, junto com sua equipe, encontra a melhor solução para a resolução de um problema ou um método para alcançar os resultados esperados. Seu foco é sua equipe, o líder tem como objetivo fazer todos alcançarem, da melhor forma possível, o resultado estabelecido sem impor suas vontades próprias.

O líder é um exemplo para seus funcionários, alguém que os motive e entusiasme e mostre como pode ser feito e que está disposto a ouvir e incluir dicas e sugestões vindas de seus colaboradores.

Liderar e chefiar são coisas totalmente opostas e que, em diferentes casos, uma pode funcionar e a outra não. Contudo, na maioria das vezes, o líder obtém mais sucesso, pois, terá uma equipe unida, motivada e focada em conseguir cumprir metas e conquistar resultados.

 

Do que sua equipe precisa?

Toda equipe em uma empresa busca um resultado, o sucesso. Muito mais do que cada um possuir a habilidade necessária para conquistar esse objetivo, é necessário que saibam qual caminho trilhar e como organizar as coisas da maneira correta.

Agora, baseado nos que foi dito no tópico acima, sua equipe, segundo os resultados que precisam ser alcançados, necessita de um chefe ditador que imponha suas vontades ou de um líder que leve a equipe a se unir em prol do resultado e sucesso de todos?

Em uma gincana, a equipe é formada por integrantes diferentes com habilidades distintas uma da outra. Nos olhares de um líder isso é uma coisa boa, e para um chefe, cada membro ser bom em uma coisa diferente não é o suficiente. Motivação e colaboração deve ser incentivado pelo líder e nisto conquista-se a vitória no final.

Outro ótimo exemplo de quem mostra a diferença e necessidade de um líder são as equipes de vendas de grandes empresas. Como sabem, o objetivo é vender o produto e são criadas metas para isso. Suponhamos de uma equipe tenha de vender ao menos Mil refrigeradores por mês para conseguirem resultados bons e conseguirem permanecer ou subir de cargos na empresa.

Separadamente todos são capazes de vender, mas juntos a expectativa de vendas aumenta bastante. Manter todos unidos, comprometidos em fazer o seu trabalho e em colaborar uns com os outros para isso é digno de um bom líder. Se cada um fazer sua parte dentro da equipe, é possível até mesmo superar a meta mensal imposta.

 

Quais os problemas que chefiar uma equipe pode trazer?

Uma equipe separada e competitiva. Todos em busca do resultado baseado nas ideias e vontades de um chefe. As consequências por incentivar a competição dentro da equipe levará todos a se tornarem prejudiciais um para o outro.

Todos buscarão alcançar o resultado individualmente, passando por cima dos seus colegas a fim de adquirir destaque com o chefe ou apenas para ser o melhor. Dentro de uma equipe chefiada, os membros desta sentem-se desvalorizados, como se os seus trabalhos não fossem reconhecidos ou bons o suficiente. Esse sentimento gera o não comprometimento por parte dos integrantes, desânimo e queda no cumprimento das metas.

Com resultados decadentes e uma equipe competitiva entre si, desunida e desmotivada, as chances de sucesso despencam dramaticamente.

Liderar uma equipe: como conseguir os melhores resultados

Liderar é muito melhor, acho que você já percebeu isso. E para te ajudar a atuar perfeitamente com um líder, aqui vai algumas dicas:

  • Invista em treinamentos: Treinar é a melhor maneira de conseguir realizar determinada atividade corretamente. Em toda equipe, sempre haverá alguém que posso ter dificuldades em exercer determinada atividade, por isso, treiná-lo é a melhor maneira de fortalecer não apenas um membro, mas toda a equipe.
  • Lidere e não chefie, respeite o membro da sua equipe: Você está liderando uma equipe e, para que isso dê certo, precisa perceber quando está ou não em cima do seu colaborador de maneira excessiva, ou seja, o microgerenciamento. Como um líder, você deve confiar nas ações e decisões do seu profissional, dando espaço para ele fazer seu trabalho. Mas, isso não quer dizer que o líder precisa parar de gerenciar e sim cuidar e incentivar ou indicar melhorias caso e quando forem necessárias. Como um profissional, o líder também deve lidar com seus afazeres, planejamentos e metas.
  • Aposte na sua equipe e faça deles um time: Time e equipe são coisas diferentes, embora parecem a mesma coisa. Um time tem em sua composição pessoas com os mesmos objetivos e metas a serem cumpridas e uma equipe são profissionais que atuam em uma mesma área dentro de uma empresa. Com comunicação, transparência e confiança você deve mostrar aos membros da sua equipe a importância do trabalho colaborativo em prol dos resultados.

Para melhorar essa aproximação, a confiança de um no outros deve ser fortalecida e a melhor maneira de fazer isso pode ser através das dinâmicas de grupo.

Paola Barbosa

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
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