[ editar artigo]

Nosso precioso TEMPO

Nosso precioso TEMPO

Estes dias, fui convidada para ministrar um curso sobre Gestão do Tempo para uma empresa que atua na área da Saúde. Durante a organização do material me peguei refletindo como alguns conceitos básicos eu mesma deveria estar retomando e os adequando para minha nova realidade de home Office.

Li ainda o artigo de Andrea Montrucchio - aqui no Comunidade Sebrae-  onde ela fala que além da gestão do tempo é necessária a energia para trabalhar e sentir que realmente fez algo produtivo. O texto termina com dicas ótimas sobre como se organizar para atuar em home office (indico a leitura).

Percebo que neste momento de grandes incertezas, medo, insegurança, notícias e novas regras a todo o momento, nosso cérebro fica muito confuso. Do dia para noite saímos de uma rotina e aderimos a novas atuações e novas atividades. Os especialistas em neurociências já afirmaram que nosso cérebro é um composto de inúmeros hábitos e tudo o que seja feito que altere estes hábitos faz com que ocorra alguma consequência, seja no campo físico ou da própria mente.

Esta busca por ser produtivo e ter o domínio da gestão do tempo também precisa ser reinventado e até mesmo "resignificado". Precisamos observar e organizar nosso tempo buscando direcionar o planejamento para ações que foquem no que realmente é importante. Parar e refletir, quais mensagens, notícias, atividades, leituras, afazeres domésticos, atuações profissionais realmente são necessários para obter resultados que queremos em nossa vida.

Conversando com uma amiga que além de atuar profissionalmente em casa ainda cuida de duas filhas, uma de cinco meses de idade e outra de quatro anos, ela expõe todo o desafio de conseguir focar no que realmente é importante e chegar ao final do dia percebendo que fez algo de significativo para ela e sua família.

 Coloco aqui as dicas de Christian Barbosa, quando fala que um dos primeiros passos para começar a organizar a gestão do tempo é identificar quais atividades que pertencem à esfera da IMPORTÂNCIA, a esfera do URGENTE e a esfera do CIRCUNSTANCIAL. Lembrando que a mais significativa é a esfera da IMPORTÂNCIA, aquela que sabemos que quando realizamos atividades de seu círculo estaremos obtendo satisfação e bons resultados.

Desafio-te a fazer uma reflexão sobre quais atividades de seu dia a dia estão na esfera da importância. Depois pode começar a estruturar um planejamento, eleger prioridades e avançar na sua gestão do tempo dentro desta nova realidade.

Uma dica valiosa: Planejamento, planejamento e planejamento:

1) Tire uma hora de seu dia e planeje sua semana. Quais entregas precisa fazer no trabalho? Pense a respeito.

2) Anote tudo em um papel.

3) Depois coloque as entregas em atividades nos dias da semana. O que pode fazer cada dia?

4) Planeje todo o dia (horário que acordar, café da manhã, atividade profissional, atenção para as crianças, almoço, atividade física, lanche da tarde, atividade das crianças, jantar....);

5) Algo muito importante: organize também o dia das crianças, existem várias atividades que elas podem fazer de maneira planejada , isso ajuda muito no aprendizado (criatividade, disciplina, organização, etc). A internet traz ótimo material sobre o assunto- ações para as crianças conforme faixa etária. Você pode ainda perguntar na Escola de seu filho quais ações pode desenvolver, formas de acompanhamento, entre outros.

6) Comece com as ações mais simples;

7) Não desista quando ocorrer o primeiro obstáculo, persistência é essencial quando queremos construir novos hábitos;

7) Faça revisões em seu método, melhore sempre e lembre-se foco no resultado profissional que precisa alcançar sem deixar de lado a atenção com as crianças e/ou outras questões do dia a dia.

8) Peça ajuda, você pode fazer uma consultoria sobre Gestão do Tempo, com profissionais do Sebrae, pode falar com os professores da escola de seu filho, pode dividir tarefas de casa com outras pessoas (se tiver), pode falar com um bom amigo via internet ou telefone.

Lembre o tempo é o bem mais valioso que temos, não podemos desperdiçá-lo.

Ingrid Cristina Robaszkievicz

 

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Ingrid Cristina Robaszkievicz
Ingrid Cristina Robaszkievicz Seguir

Consultora, Autora, Mentora e Facilitadora de Projetos relacionados a Estratégias Empresariais, Liderança e temas de Gestão de Pessoas. Credenciada Sebrae/PR. Movimento Tava Pensando. Mestre © e Especialista na Área de Gestão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você