[ editar artigo]

O comportamento do vendas começa na liderança

O comportamento do vendas começa na liderança

Se levarmos em consideração que a liderança se dá pelo exemplo, esse artigo vai mexer com você!

Fazer aquilo que você prega e pregar aquilo que você faz é o segredo de um negócio de sucesso, isso que dizer, ser um líder coerente, fazer o que queremos que o nosso colaborador faça é essencial para poder cobrar algo depois.

Você já parou para analisar seu comportamento diante de uma situação? Muitas vezes cobramos a educação dos nossos filhos, mas eles nos observam brigando no trânsito, ou cobramos auto responsabilidade no horário de nosso funcionário, mas nem nós, como líderes, conseguimos estar na empresa no momento em que o expediente inicia...sim você vai comentar com os seus pensamentos agora, mas eu trabalho até tarde...mas por que você faz isso?

Um dos propósitos de qualquer ser humano na terra é servir, se estamos aqui primeiramente é por isso, e isso se dá por exemplo, estar preocupado com o bem- estar alheio é um dos pilares fundamentais da liderança, e na hora das vendas isso deve ser a essência de qualquer negócio: servir! Esse é um dos verbos mais importantes para conjugarmos, principalmente agora, não com olhos de monetização, mas com olhos de benevolência, quanto mais formos úteis, mais nossa vida terá benção e abundância.

De acordo com o autor Kadu Pimentel, autor de Papo Reto, um dos grandes líderes do marketing de relacionamento, temos que levar em conta 7 pilares para sermos um grande vendedor e liderar pelo exemplo, são eles:

  1. Faça somente o que é correto – a honestidade deve ser o principal valor na vida da pessoa, bem como na existência de uma empresa, e aquela história não faça por ninguém o que você não quer que faça por você. Vivi isso hoje, quando vi meu filho pedir ao meu esposo uma nota de 100 reais falsa que uma de nossas vendedoras pegou nas lojas, levou a maior lição para a vida dele, quando meu esposo falou, sua paz de espírito vale muito mais que essa nota falsa, nunca esqueça disso! A paz vale muito mais que qualquer fortuna, construir nosso patrimônio com base na ética, fazendo o que é certo,  construindo não só prosperidade, mas nosso legado também, mostrando o exemplo! E essa escolha está dentro de nós, lembre-se que o lado que alimentarmos mais é o que vence, então sempre procure inspirar, fazer e mostrar o que é correto para quem está a nossa volta;
  2. Seja autêntico – tenha orgulho de ser quem você é, seja você na essência, se conheça, defina quais são seus propósitos, coloque em um papel os seus valores, seus pontos fortes, fracos, para entender melhor como usar suas armas ao seu favor. Somos desde criança impostos por padrões externos e isso nos leva sempre a ver que a grama do nosso vizinho está mais verde que a nossa, desvalorizando nossa própria vida, e isso faz com que nossa essência diminua, pois estamos olhando para o lado, então, lembre-se disso, seja feliz, orgulhe-se da sua história, imponha a felicidade dentro do seu lar, vivencie a gratidão dentro do que você tem, e isso se consegue vivendo o presente; quando perceber que você está meio deprimido (está vivendo o passado) e quando está ansioso (está com excesso de futuro) na sua vida. Então tenha esse molde só seu, se conheça, aprenda sobre comportamentos, gostos, tenha um processo de evolução contínua na sua vida, que tudo passa a fluir melhor na sua vida.
  3. Nada supera o trabalho duro – sabemos da lei onde focamos lá expandiremos, se quiser perder alguns quilos por exemplo, temos que focar em fazer isso no nosso dia-a-dia, diminuir a alimentação, fazer exercício, não medir esforços para ter o resultado que esperamos, e assim como nas dietas, e em qualquer atividade na vida, o trabalho é medido pelo foco, pelo sucesso das mudanças que você se propõe a fazer, em dizer não para uma bebida por exemplo, não para aquele programa da Netflix ou na novela que te vicia, se quer melhorar o relacionamento íntimo por exemplo, temos que dar uma atenção nisso, uma vez eu fiz o programa do livro a Prova de Fogo, e alguns dias não tinha vontade de fazer o que precisava ser feito nas atividades, mas analisava o resultado que eu queria e via que a dor de ter um casamento ruim era maior que a dor de fazer o exercício do dia, e a construção desses novos hábitos me levou a ter mais sucesso no meu relacionamento. E assim para todas as outras atividades que nos propomos a fazer. Nossas mudanças devem se tornar hábitos poderosos, e se por algum momento precisamos desequilibrar algo para depois equilibrar para alavancar, devemos fazer isso, pois esse será o diferencial para ter o nível de entrega acima da média e assim ter a vitória. Tem uma frase poderosa para isso: quem opta por fazer o fácil, sempre estará na média!
  4.  Evolua constantemente – uma árvore quando não está crescendo, está morrendo, da mesma forma que nós, por isso a importância de dedicar tempo e investimento para nosso desenvolvimento, contemplando todas as áreas da nossa vida, seja ela espiritual, emocional, amorosa, financeira, social, intelectual, etc. E a evolução é diretamente proporcional ao conhecimento direcionado à sua meta, por exemplo, se vemos que estamos em deficiência em algum pilar, basta focar esse pilar para ele melhorar, viver o essencial, analisar se não estamos colocando o foco naquilo que não nos tem trazido resultado relevante para nossa vida. Não basta apenas saber onde queremos chegar, temos que ter consciência onde estamos também, o quanto organizados estamos para traçar um planejamento a fim de chegar onde queremos chegar, não adianta querer um milhão se não conseguimos produzir10, então alinhar o foco e ter consciência onde queremos chegar é o que precisamos;
  5. Honre a Deus e sua Família – muitas vezes olhamos nossas metas materiais, de faturamento, de produtividade, mas temos outras interiores que estão sob nosso controle, que muitas vezes são deixadas para traz, como ajudar um próximo que não conhecemos, como praticar a coragem de fazer algo novo no dia-a-dia, de mostrar como exemplo enquanto pai, mãe, enquanto líder, aquilo que nos faz realmente sermos humanos, ter atitudes que não ferem nossos princípios e valores, a propósito, você já tem claro quais são os seus princípios e valores, já colocou isso no papel algum dia para te trazer mais clareza do porque você esta nesse mundo? O que você está disseminando no seu dia-a-dia será reflexo do que sua geração futura será também, se você está com uma postura arrogante e egoísta no seu dia-a-dia, como querer que seus filhos façam diferente? 
  6. Seja educado e respeitoso com todos ao seu redor – deixar as pessoas que estão a sua volta fiquem a vontade para ficar ao seu lado vai trazer paz de espírito e sucesso. Ter uma atitude de educação com todos, independente da sua cor ou classe social nos torna respeitável. Lembro quando comecei meu relacionamento com meu esposo uma das maiores qualidades que se destacaram na sua personalidade foi a maneira educada, cordial e respeitosa que fazia, com qualquer ser humano que cruzasse seu caminho. E isso fez com que me espelhasse a ser uma pessoa melhor frente a comunidade na qual estava inserida. Mudar nossa atitude e olhar com sorriso cumprimentando com entusiasmo e energia eleva o nível da energia de qualquer ambiente que estamos e isso fica evidente nas lembranças de cada um.
  7. Não encha o saco de ninguém – você já passou pela experiência de ter que aturar uma pessoa que não queria? Isso se deve quando estamos tomando atitude de tomadores. Se olharmos a fundo nosso propósito, cada um de nós tem a missão de servir nosso próximo.

Levando em consideração esses princípios, o elemento mais importante na atitude de um líder e o nível de interesse e entusiasmo em ajudar as pessoas, deve começar dentro do seu lar, dentro da sua empresa, mostrando o exemplo, e se quisermos cobrar dos nossos liderados técnicas para um bom atendimento deve partir de nós o exemplo. Como os comportamentos abaixo:

  • Inteligência emocional;
  • Caráter;
  • Integridade;
  • Ética;
  • Palavra;
  • Gentileza;
  • Paciência;
  • Empatia;
  • Harmonia nos relacionamentos;
  • Cuidado com os clientes;
  • Energia e entusiasmo em fazer o melhor;
  • Habilidades comunicativas e persuasivas;

Lembre-se que temos que encontrar o produto para nosso cliente e não cliente para nosso produto, então procurar servir o nosso cliente é primordial, muitas pessoas pensam que vender é o mesmo que falar, mas saber ouvir a dor do nosso cliente e resolver o problema dele é a parte mais importante do seu trabalho como líder, e assim dar o exemplo aos demais integrantes da sua equipe.

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Rute Misleh
Rute Misleh Seguir

Empresaria, sócia-diretora das marcas Produtiva e Modella Moda Intima, mãe de Família, mastercoach Integral Sistêmico pela Florida Christian University, design em Moda pela Centro Europeu, sou apaixonada por impactar vida e negócios, conte comigo!

Ler conteúdo completo
Indicados para você