[ editar artigo]

O impacto da liderança ressonante nos resultados organizacionais.

O impacto da liderança ressonante nos resultados organizacionais.

A liderança ressonante é um tema, de vital importância para o mundo corporativo. A origem do termo ressonância, vem do latim resonare, ressoar. De acordo com a definição do Oxford English Dictionary, representa o prolongamento de sons, pela vibração da sincronicidade das ondas eletromagnéticas, que ressoam entre as partes e, geram um tom emocional positivo.

É inegável que as empresas necessitam desenvolver seus talentos, não somente para a execução das estratégias, mas também, para um ambiente propício à colaboração e inovação. E, isso requer um repertório de habilidades comportamentais, pouco explorados pela maioria dos Gestores, dentre elas: ser ressonante.

A mudança de mentalidade na gestão de pessoas, é um grande desafio para a transformação da cultura organizacional, pois, nenhuma organização, é capaz de se reinventar, quando os seus dirigentes, são pouco sensíveis à complexidade da dinâmica do mundo do trabalho.

As lideranças mais preparadas, são inspiradoras e confiantes, por vislumbrarem possibilidades de construir cenários futuros, baseado em estudos, pesquisas, visão compartilhada e o feeling apurado. E, isso não se conquista do dia para a noite, ao contrário, requer tempo, investimento de tempo, energia, perseverança e transparência no diálogo, entre os vários atores organizacionais.

No mundo  corporativo, observamos líderes de todos os tipos: os ressonantes e os dissonantes (ressonância negativa) e, a marca registrada de cada estilo, é revelada pelo conjunto de valores, pela visão de mundo e, pelo modo como interagem com o ambiente.

 No entanto, é por meio da consciência do propósito da liderança e, da construção da relação de confiança,  que se favorece a exploração do aprendizado e da comunicação ressonante.  Ser um líder ressonante, é a palavra de ordem!  Essa competência, aumenta exponencialmente à predisposição dos colaboradores,  ao engajamento e à busca de soluções criativas no dia a dia do trabalho.

O clima positivo e o bom-humor, são ressonantes e contribuem consideravelmente para os bons resultados organizacionais. No entanto, o Líder que gera dissonância, por não criar empatia com o grupo, tende a julgar o comportamento dos colaboradores, não compreendendo as suas emoções e tampouco, as do seu time.

Por outro lado, o líder ressonante é reconhecido por proporcionar um ambiente de trabalho saudável, aonde são visíveis: a interação e a mobilização dos esforços coletivos , para os objetivos da equipe e da organização. Tais atitudes, criam um belo sincronismo, como uma orquestra afinada, por meio dos seus talentos diferenciados.

Somente, quando o Líder atua de forma ressonante, percebe-se capaz de aproximar as pessoas, buscar conexão, diálogo e, entender as suas necessidades, de forma sensível e humanizada.  Nesse sentido, faz uso de um repertório de habilidades da inteligência emocional. Dentre elas: a autoconsciência, a autogestão das emoções, a empatia e o relacionamento social, que funcionam como verdadeiros pilares para o desenvolvimento do comportamento ressonante.

Goleman, um dos maiores estudiosos desse tipo de inteligência, afirma que, cerca de 50 a 70% dos colaboradores, associam o clima da empresa ao comportamento do líder. Já que, ele cria o ambiente determinante para o estado de humor das pessoas e isso, colabora para o aumento do engajamento e  da produtividade.

 Complementando a visão do autor acima, William Friedkin, diretor e produtor de cinema e televisão, certa vez, fez uma excelente metáfora sobre a importância do humor do líder:  como algo que oxigena, o sangue de seguidores – a transfusão nas artérias corporativas.

Essa, pode ser uma das contribuições mais potentes, que o líder pode fazer em tempos de mudanças atuais. Qual a sua visão?

Maria Cristina Costa Consalter

 

 

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Cristina Consalter
Cristina Consalter Seguir

Psicóloga Organizacional. Mentora de carreira e de lideres. Faciltiadora de programas de desenvolvimento de pessoas e de grupos.

Ler conteúdo completo
Indicados para você