[ editar artigo]

O jogo do herói como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo

O jogo do herói como ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo

O auto desenvolvimento visa orientar jovens e adultos através de seus desafios de vida, a se perceberem melhor e fazerem reflexões profundas a cerca das suas escolhas, decisões, maneira de se relacionar nos ambientes diversos mas, principalmente no seu ambiente profissional.

A essência deste trabalho é estimular uma dinâmica de maneira experiencial para as pessoas vivenciarem sensações, comportamentos, relações e impactos sistêmicos a frase socrática “conhece-te a ti mesmo” para saberem onde realmente querem chegar.

🎯 OBJETIVO: Facilitar o processo de autotransformação das pessoas, promovendo o melhor desempenho das equipes e da empresa.

  Estimular o aprendizado de maneira compartilhada;

  Melhorar os relacionamentos pessoais e interpessoais;

↪ Despertar o olhar para importância do outro e, nos diversos relacionamentos.

↪ Apresentar uma linguagem mais assertiva, já que, geralmente, se comprometem dentro do nível de melhoria em que foram inseridas no processo;

↪ Proporcionar um crescimento constante da empresa, tendo em vista que o crescimento pessoal impacta positivamente no crescimento profissional.

Em nenhum momento o profissional é obrigado a participar do projeto, tendo livre arbítrio de participar ou não participar. Parcial ou total do projeto.

🙋🏽‍♀️ METODOLOGIA: As ferramentas usadas oferecem efeitos realizadores e curadores. Pois, são ferramentas de autodesenvolvimento e autotransformação que facilitam visão e a importância do planejamento de vida para as pessoas.

O Jogo do Herói é uma ferramenta bastante inovadora e que tem sido aplicada nos diversos ambientes, inclusive corporativos, contextos privados e públicos, desafiadas pelas pessoas, pela gestão e pelos contexto de aprendizagem e desenvolvimento vertical.

Todavia, por está aplicando temáticas, assuntos, diálogos fundamentais, abrindo perspectivas diversas na forma de encarar a dinâmica de desenvolvimento. De maneira empreendedora essa vivência amplia horizontes e possibilita uma visão sistêmica disruptiva para auxiliar pessoas que buscam no "eupreendedorismo" projetos dessa natureza, principalmente auxiliar líderes e gestores no processo de construção de vínculos mais respeitosos e harmônicos entre as pessoas.👀

Através do fortalecimento desses vínculos, as relações nas equipes tendem a se tornarem eficientes e mais eficazes, bem como mais conscientes construindo coletivamente o conhecimento sistematizado, possibilitando ainda, que este conhecimento se aplique de forma mais explicita para sociedade As organizações tendem a conseguir prestar serviço para cidadão, para a sociedade, entregar produtos e serviços melhores e, por conseguinte, para os consumidores dos serviços que ela presta.

Sobre o jogo do Herói

A vida pode ser comparada a um imenso jogo de tabuleiro. Com suas muitas casas e estações, você vai jogando os dados das escolhas e das oportunidades e seguindo adiante para uma nova casa, às vezes retrocedendo e outras vezes dando saltos para frente, num processo contínuo e revelador.

Ainda mais, o JOGO DO HERÓI é uma “usina/fábrica/laboratório/oficina/máquina de insights”.

O Jogo do Herói é um instrumento proporciona de maneira lúdica o contato com significados e experiências que cada pessoa gera sobre as coisas e a vida. Através dessa dinâmica com o jogo, é possível ajudar pessoas a aprenderem a melhor se direcionar e esclarecer fatos decisivos e situações importantes de sua vida.

Ao jogar o jogo você pode não só ponderar e se divertir, mas também transformar a maneira como cada pessoa encara os desafios de sua própria vida, pessoal e profissional. O herói é você mesmo e para as múltiplas situações que for atraindo e criando, o jogo lhe mostrará como trilhar um caminho de significado perene e transformador. As instâncias que você vai encontrar enquanto joga são reflexos ou representações simbólicas de experiências e situações verdadeiras que você mesmo atrai ou cria no seu dia a dia, com maior ou menos consciência. Fazendo assim, o jogador se posiciona e se vê dentro de qual nível está em sua jornada pessoal e profissional.

O jogo começa com a identificação de um grande desafio, é o começo de tudo. O que você considera como sendo um grande desafio nesse momento de sua vida? Qualquer desafio é válido, desde que seja pessoal, construtivo e importante para você. Afinal, para que passar quatro horas refletindo e falando sobre algo que não importa para você?

O Jogo do Herói é um estímulo para as pessoas saírem da zona de conforto, do piloto automático e refletir com profundidade sobre seus desafios e fazes da vida, dando voz às motivações pessoais e profissionais.

 

Você sabia?

A Comunidade Sebrae vai mudar! Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma 😊

Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar!

Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Maria Ilmacir Siqueira Machado
Maria Ilmacir Siqueira Machado Seguir

Consultora, Facilitadora & Coach

Ler conteúdo completo
Indicados para você