[ editar artigo]

O Líder como um fio condutor

O Líder como um fio condutor

Todo ser humano tem algo a contribuir nesta vida, cada homem ou mulher tem uma forma de olhar para o mundo, seja no âmbito pessoal, social, empresarial. Para alguns a realização está em atividades ligadas ao fazer – artesão, artista, e em outros casos temos pessoas que têm o dom de conduzir outras pessoas – este é o Líder – aquele que sabe ouvir, que percebe as situações que está ocorrendo ao seu redor, que se preocupo com o outro, ou com o meio onde está inserido, e não guarda para si os seus conhecimentos, ele busca ajudar de alguma forma a todo momento, o líder tem como premissa que Ele precisa realizar algo, que outro não faria em seu lugar, não por soberba, mas por ter em si a consciência da sua responsabilidade neste mundo.

A pergunta que norteia o líder é: O que eu posso fazer pelas pessoas e pelo mundo, tal qual ele se apresenta hoje?

 É esta questão que faz com o líder se levante toda manhã e olhe para o horizonte, é o que o mantém ativo.

Nesta sua trajetória ele encontra oportunidades de conduzir as pessoas ao seu redor, tomando sempre o cuidado de não realizar aquilo que o outro deve fazer, mas sim orientá-lo a encontrar o seu próprio papel e é sobre esta condução que venho abordar neste dia:

- O líder busca harmonizar o meio onde está inserido, quando percebe as qualidades e habilidades de cada um de seus integrantes, com um olhar amoroso, atencioso, sem pré-julgamentos, respeitando a individualidade e a essência de cada ser humano permitindo que cada pessoa exponha o que pensa.

- Quando o líder responde a um questionamento ele não faz referência as suas próprias vontades, mas procura dentro daquilo que foi exposto a melhor resposta para a situação, independentemente se é a que ele gostaria, a resposta não está nas suas vontades, mas sim nas necessidades expostas;

- O líder tem também como premissa tratar cada um de forma especial - personalizada - ele tem muito claro em suas atitudes e ações, o que cada integrante é, sua personalidade, sua forma de entendimento, de comprometimento, método de agir, e diante deste contexto ele valoriza cada integrante individualmente, sem deixar de lado o objetivo comum onde estão inseridos.

- Quando o líder tem todas as habilidades acima citadas claras e definidas, ou seja, a habilidade de harmonizar o meio, de responder a cada um com sua particularidade e personalidade, ele passa a conduzir seus liderados de forma magistral, o líder se propõe a ser um fio condutor de transformação para as pessoas, o que levará  a eficácia e o alcance de seus objetivos.

Quando o líder: orienta, personaliza, respeita seus liderados ele colhe como resultado: engajamento, compreensão, respeito e atitude de sua equipe, que realizará as ações propostas não por medo de represálias ou considerando cargos ocupados, mas por acreditar nas ações propostas, por admirar a pessoa humana que os conduz.

Fabíola Cristhine é Consultora do Sebrae Paraná

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Fabiola Cristhine
Fabiola Cristhine Seguir

Administradora. Especialista em Gestão de Negócios e Consultoria Empresarial. Consultora do Sebrae/PR e gestora de Empreendedorismo e Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você