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O piloto do avião precisa ter Agilidade e Adaptar rapidamente o percurso!

O piloto do avião precisa ter Agilidade e Adaptar rapidamente o percurso!

 

A Agilidade operacional é fundamental para preservar a competitividade de sua empresa e ponto importante no modelo de negócio.

Toda empresa tem seu “jeito” de funcionar. Em administração chamamos este “jeito” de modelo de negócio. É no modelo de negócio, que a empresa determina o produto ou serviço que irá produzir ou fornecer, o método de produção, o seu público alvo, suas fontes de receitas e outros itens que fazem parte do seu negócio. O grande desafio no modelo de negócio é  manter-se competitivo com todas as mudanças que possam acontecer no caminho.

A pandemia do Covid-19 colocou todos os líderes num grande desafio: readequar seu modelo de negócio com uma agilidade de curtíssimo prazo. E quando falo de prazo, estou me referindo em mudanças significativas numa empresa no período de 2 semanas aproximadamente.

Além das alterações nos seus processos, a empresa precisa ter criatividade nas soluções, agilidade nas  mudanças,  rapidez para implantar as medidas necessárias e ainda capacitar todo time envolvido.  E  isso tudo tem que acontecer no menor prazo possível para dar tempo de “manter” ou “salvar” a empresa e seus colaboradores.

Chamamos de AGILIDADE OPERACIONAL, quando uma empresa tem que se readequar rapidamente sua ESTRATÉGIA, ESTRUTURA, PROCESSOS, RECURSOS HUMANOS E TECNOLOGIAS, sem perder seus valores e mantendo o foco na sua missão, sua visão, criação e produção.

Conheça algumas práticas descritas no post Agilidade Organizacional, onde as lideranças das empresas  possam gerenciar  da melhor maneira possível  as mudanças de forma rápida às necessidades do mercado e ainda adaptar os processos organizacionais à velocidade do progresso da tecnologia.

Outros pontos importantes podem ajudar o líder a reforçar a agilidade da sua empresa:

Entenda o tamanho da mudança imposta pela adoção de um novo ritmo

  1. Seja claro ao definir a visão do novo modelo organizacional da empresa
  2. Planeje! Saiba exatamente onde e como começar a mudança

Veja como o empresário Leonardo Scherr Brandi, da empresa Scherr Brandi Corretora de Seguro de Vida Ltda., master franquia A ligada a Prudential do Brasil, nos conta como sua empresa de atuação global fez para se adequar e avançar rapidamente neste momento.

O papel do líder é fundamental neste processo. Ele precisa ter CUIDADOS em algumas questões, que podem afetar financeiramente a empresa e reduzir a agilidade da mesma. Vejamos algumas  dessas questões que podem prejudicar o desempenho da empresa:

  1. Escolher uma tecnologia muito complexa e com um custo muito maior do que é necessário
  2. Esquecer que todos os colaboradores precisam ser treinados para o novo processo
  3. Não comunicar de forma clara e direta aos clientes, o novo formato de atendimento e formas de entregar seus  produtos ou serviços
  4. -  Não monitorar o time para ajustar desvios no novo processo. (Lembrando que mudanças culturais são mais  lentas para ocorrer)
  5. Não readequar todos os processos da empresa para que tudo funcione de forma sistêmica
  6. Não reavaliar outros processos e possíveis reduções de trabalho. Exemplo: horas gastas em processos que talvez percam a finalidade com o novo modelo

A empresa que muda seu modelo de negócio com todos os cuidados com sua imagem e marca, evidencia que esta construção são decorrência de alicerces sólidos. Estes alicerces são constituídos pelos valores e crenças da empresa, equilíbrio financeiro, gestão eficiente das operações, estratégias e pessoas treinadas e envolvidas com o negócio.

DICA DE OURO

O líder precisa reconhecer que a necessidade de mudança é vital para a sobrevivência do negócio, mas ter a capacidade de mudar no momento certo e alcançar os resultados pretendidos é ainda mais valioso!

 

Sandra Trujillo Costa

scosta@pr.sebrae.com.br

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

Convido você para compartilhar suas dicas e experiências também. Se tiver qualquer dúvida, me escreva. Posso te ajudar 😊

 

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Gestão de Pessoas e Liderança

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Sandra Trujillo Costa
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Administradora. Formação em Gestão de Negócios-FGV e Empreendedorismo-Universidade Positivo. Especialista em comportamento organizacional pela SBDG. Consultora no SEBRAE/PR e gestora em Liderança.

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