[ editar artigo]

Do desconforto ao inusitado

Do desconforto ao inusitado

Como já disse Rubem Alves em "Ostra feliz não faz pérola", as pérolas são produtos da dor, do desconforto gerado pela entrada de uma substância indesejável no interior da ostra. Quando algo indesejado entra na ostra, como um grão de areia por exemplo, a ostra aciona suas células de nacar (aquela parte lustrosa das ostras), que começam a cobrir o grão de areia com camadas e mais camadas, deixando-o liso e roliço para que não machuque seu interior delicado. 

Aproveitando esta verdade e fazendo analogia na perspectiva da liderança, o desconforto é o fato gerador que faz surgir a necessidade de líderes e quanto maior, mais complexo e mais avassalador for o desconforto, não só maior é a necessidade de bons líderes, quanto maior é a necessidade de se deixar um legado.

Como já se sabe, estes tempos de Covid-19, nos apresenta momentos de grandes dificuldades em todos os sentidos, sejam elas de saúde física, emocional ou  financeira. Entretanto também não podemos nos esquecer que a humanidade já passou por diversas dificuldades anteriores, como os inúmeros eventos de guerra, conflitos, pestes, entre outras catástrofes que pareciam impossíveis de serem revertidas, em que o caos era a única certeza e onde as esperanças já haviam se despedido das possibilidades. E um a um, em todos estes momentos surgiram líderes que fizeram a diferença e mudaram a realidade.

Penso que esta situação que vivemos repetirá a história, ou seja, sairemos dela em breve, mais fortes e preparados para outras que virão, pois temos inúmeros líderes que estão se dedicando de corpo e alma a isso, buscando preservar e salvar vidas, bem como líderes empreendedores incansáveis lutando dia a dia para salvar e preservar as pequenas empresas. O momento exige muito esforço, muita persistência e muita dedicação.

Já que o momento exige muito mais, aproveite para repensar sua rotina e otimizar muito mais seu tempo. Veja o post O Líder e seu papel na construção de rotinas criativas.

Líderes e empreendedores, os grãos de areia surgiram. Acionemos todos, camadas e mais camadas de nacar. 

Adriano Pereira da Silva - Consultor SEBRAE/PR

apsilva@pr.sebrae.com.br

 

Se você tem uma história que possa inspirar outras pessoas, compartilhe conosco aqui na Comunidade.

O Sebrae está com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Adriano Pereira da Silva
Adriano Pereira da Silva Seguir

Consultor SEBRAE/PR em Liderança, Políticas Públicas e Empresas de Alto Potencial. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Docência do Ensino Superior e Gestão de Negócios. Graduado em Administração.

Ler conteúdo completo
Indicados para você