[ editar artigo]

Persistência Estratégica ou Teimosia

Persistência Estratégica ou Teimosia

Quantas vezes temos uma ideia fixa em nossa cabeça e não permitimos ouvir ninguém? Fechamos nossa mente para sugestões, não queremos olhar a situação sob outras possibilidades ou perspectivas e batemos a cabeça até doer e machucar!

Qual o prejuízo que um líder teimoso traz para o clima interno ou as contas de sua organização?

Ouço muitos discursos abordando que a liderança precisa ser persistente em busca de resultados. Porém na prática se percebe que existe algo além da persistência e do querer forçar algo que pode estar disfarçado em um objetivo ou meta.

A dedicação para um bom planejamento e estudo de viabilidade são essenciais. Uma especial análise de ambientes é crucial.

Neste momento desafiador que estamos passando, precisamos ter uma condição rápida de estudar, pesquisar e identificar o cenário externo que se apresenta.

📍 Quais as reais oportunidades e ameaças?

📍 Quais tecnologias surgem e podem ser aproveitadas no negócio?

📍 As atuais leis que estão sendo criadas ajudam ou prejudicam?

📍 Os incentivos financeiros que estão sendo disponibilizados podem ser usados?

E tantas outras variáveis...

Da mesma forma é essencial olhar atentamente as fortalezas e pontos de melhoria internamente.

Com tantas mudanças que acontecem- quase que diariamente- como ficam as variáveis da área financeira, o marketing, a produção, o administrativo, etc.?

E o mais importante, como estão as pessoas que atuam na organização? Os líderes, as equipes, os parceiros, cada colaborador particularmente.

A boa notícia é que todo este trabalho não precisa ser realizado por uma só pessoa. O líder pode organizar momentos para estimular na sua equipe estas análises.

Este exercício precisa ser realizado de maneira dinâmica e periodicamente para que não se tome decisões sem o devido cuidado.

Um líder que compartilha suas ideias pode acrescentar muito na organização.

Uma ideia que fica na cabeça de uma só pessoa é pequena. Uma ideia no coletivo pode ganhar forças, somar em novas possibilidades e alcançar muito mais.

O simples exercício do ouvir sincero e de saber falar com entusiasmo, motivação faz do líder um agente de transformação onde a tolerância e a  estratégia contribuem para a promoção de mudanças abrangentes e aí sim resultados fazem a diferença.

Pense nisso!

Comente aqui sua experiência e até a próxima!

Ingrid C. Robaszkievicz

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Ingrid Cristina Robaszkievicz
Ingrid Cristina Robaszkievicz Seguir

Consultora, Autora, Mentora e Facilitadora de Projetos relacionados a Estratégias Empresariais, Liderança e temas de Gestão de Pessoas. Credenciada Sebrae/PR. Movimento Tava Pensando. Mestre © e Especialista na Área de Gestão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você