[ editar artigo]

Posso melhorar minha liderança considerando essa nova realidade?

Posso melhorar minha liderança considerando essa nova realidade?

Neste novo período que estamos vivendo de pandemia, mudanças nas rotinas mais simples do nosso dia a dia, como levantar-se, arrumar-se e ir para o trabalho, tomando medidas de segurança e higiene, como a utilização de máscara e álcool gel, distanciamento social, tudo isso é um processo de transição. Uma das grandes dificuldades encontradas para entrar no novo ciclo é saber como passar por este processo.

Então vem a pergunta: Posso melhorar minha liderança considerando essa nova realidade?

Com o questionamento acima, gostaria de trazer neste texto, algumas reflexões referentes a 3 quesitos que todo líder vivencia nas suas atividades. São eles:

  1. Comportamento
  2. Atitudes
  3. Perspectivas

1 – Comportamento – no dicionário esta palavra quer dizer: “procedimento de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos ou uma combinação de ambos”. O termo comportamento também pode ser substituído por sinônimos como desempenho, prática, hábito, conduta, maneiras, ação, entre outros.

Neste momento de transição é desafiador para o líder manter seus procedimentos, suas ações, seus hábitos sem perder o foco no propósito e na jornada a qual está engajado, o líder deve buscar o equilíbrio em seu meio, deve sentir um senso de urgência e permanecer calmo, sereno, é preciso gerenciar suas emoções, buscar o autoconhecimento, o controle emocional a automotivação, ser criativo, reconhecer suas limitações e praticar a resiliência, superando adversidades e transformando experiências novas em aprendizado.

2 – Atitude: Seguindo a mesma linha do comportamento: “o significado da palavra atitude - é a concretização de uma intenção ou propósito”.

As vivências destes mais de 100 dias de pandemia, fez com que todos se desconstruíssem para agora,  iniciar um processo de construção com novos cenários, no entanto a essência do líder não se perdeu.

Uma pessoa de atitude é aquela que tem um motivo para agir. O líder, seja empresarial, seja cívico, ou qualquer outra forma de liderança, está sempre ligado ao seu propósito, às suas ações, diante disso deve procurar sempre usar uma linguagem positiva, buscar incentivar na sua equipe a prática de falar a verdade, de ser verdadeiro, estimular o desenvolvimento de expectativas realistas e positivas, envolver seus liderados em um trabalho conjunto, valorizando o que cada um tem de melhor, cuidar do seu corpo e mente – um líder consciente sabe da importância de manter sua mente e corpo em boas condições –, afim de poder usufruir deste bem, e estar saudável para os momentos que venha a ser requisitado.

Confiar em si e acreditar no seu potencial.

3 – Perspectiva: dentre vários significados desta palavra vamos focar em:

 “é aquilo que se percebe externamente, ou seja, a aparência ou aspecto de algo quando observado com certo grau de distanciamento; é a suposição da aparência de alguma coisa, observada a partir de determinado ângulo ou ponto de vista”.

Uma forma de colocar perspectiva positiva sob a situação é se distanciar um pouco dela. Expanda sua ótica e veja quantas coisas boas surgiram a partir desta nova vivência, quantos resgates de atitudes simples como cozinhar em casa, a proximidade do profissional com sua família a partir do trabalho home office, incentivo a alimentação mais saudável, a solidariedade, perceba o que está dando certo, abra a sua mente para novos aprendizados e atitudes, seja receptivo ao diferente, ao novo, ou seja, você pode considerar que a situação de agora, estão mais difíceis para você. 

Mas também pode olhar sob a perspectiva de que ainda continuam muito melhores do que estão para muitas outras pessoas. Toda dificuldade é, no mínimo, uma oportunidade de você se desenvolver, crescer e evoluir. Se mantenha no curso da sua missão. Acredite de que tudo concorre para o bem daqueles que acreditam nas suas convicções e propósitos.

Continue liderando, vá em frente com atitudes, comportamentos e perspectivas de que é possível chegar onde você quer. Independente dos obstáculos que surjam na frente.

 

Fabiola Cristhine

Consultora do Sebrae

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Fabiola Cristhine
Fabiola Cristhine Seguir

Administradora. Especialista em Gestão de Negócios e Consultoria Empresarial. Consultora do Sebrae/PR e gestora de Empreendedorismo e Liderança.

Ler conteúdo completo
Indicados para você