[ editar artigo]

Quando olhar para uma semente, enxergue a árvore

Quando olhar para uma semente, enxergue a árvore

Um dos melhores conselhos que possa dar como empreendedor é que você desenvolva sua capacidade de enxergar não apenas o que as coisas são, mas o que podem se tornar. Com isso, me refiro não só às empresas e ao mercado, mas a cada colaborador que se junta a sua equipe e escolhe crescer ao seu lado. 

Acredito que o papel de liderança tenha muito a ver com a habilidade de reconhecer talentos e saber desenvolvê-los para atingir o potencial de cada indivíduo como profissional. Incentivar o progresso de um colaborador significa dar autonomia e suporte para que ele avance em sua carreira e adquira confiança para assumir responsabilidades maiores, beneficiando a equipe como um todo. 

Quando falamos de negócios, é importante lembrar que nada nasce pronto: tanto pessoas quanto corporações precisam de tempo de maturação até que comecem a mostrar os frutos de suas capacidades. Vejo muito imediatismo prejudicar o nascimento de novas empresas que, se tivessem sido melhor planejadas, teriam chances significativamente maiores de prosperarem no mercado. O desejo pelo sucesso instantâneo é uma armadilha que pode levar a sucesso nenhum. É preciso aceitar o fato de que devemos começar pequenos, simples, crescendo de forma orgânica e honesta com a realidade. 

Quando fundamos o market4u, empresa na qual desempenho o cargo de CEO, éramos uma equipe de apenas quatro. Ao invés de apostar em grandes expansões logo no início, dedicamos nossos primeiros meses no mercado a uma severa organização interna, definindo nossos objetivos, desafios e propósitos antes de convidar outras pessoas a embarcar nessa jornada. Respeitar esse processo fez com que pudéssemos avançar com mais segurança, e hoje somos um time de mais de quarenta colaboradores que podem atuar em uma empresa que não para de crescer, sempre de maneira firme e planejada. 

Querer que sua empresa se torne uma multinacional, ou querer ser visto como referência em determinada área do conhecimento, não são problemas. São ambições pertinentes que podem nos ajudar a chegar mais longe. Entretanto, é muito importante entender que a árvore cresce aos poucos, e que todas as etapas desse crescimento são fundamentais para uma evolução sólida e duradoura. Por isso, mantenha a imagem da árvore sempre na cabeça, mas saiba dedicar seus cuidados desde o plantio da semente. 

 

Eduardo Palu de Cordova

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Eduardo Palu de Cordova
Eduardo Palu de Cordova Seguir

Acredito no trabalho como o maior agente de transformação da historia da humanidade. Aprendi, desde cedo, que o trabalhador é muito mais do que o trabalho que executa, e enxergo que o verdadeiro propósito de uma empresa é transformar lugares e pessoa

Ler conteúdo completo
Indicados para você