[ editar artigo]

[Reflexão] O segredo de um velho sábio

[Reflexão] O segredo de um velho sábio

Lições de liderança e empreendedorismo para inovar no cenário atual.


Ser empreendedor já não é tarefa fácil em dias comuns. Em tempos de pandemia então, nem se fala! Em meio a tudo isso muitos estão pensando:

- “Como eu queria que tudo voltasse ao normal.”

- “Meus planos foram todos interrompidos.”

- “Perdi minha liberdade e parece que estou trabalhando em dobro.”

Ou até mesmo:

- “Sinto tanta dificuldade de conciliar empresa, filhos, clientes e funcionários. Preciso me adaptar, me reinventar, buscar por novos aprendizados e novos caminhos para o meu negócio. Às vezes acho que não vou dar conta.”

Pequeno empreendedor, eu sei o que você está sentindo! Por isso gostaria de contar uma história que um dia meu avô me contou...

Certo dia um velho sábio presenteou o rei de um importante império com um  livro preto de capa dura.

E o sábio falou: “Na última página deste livro existe um conselho para você, não abra agora, mas guarde este presente. Esse ensinamento servirá tanto para momentos de conquista como de derrota. Por isso, abra este livro apenas nos momentos mais difíceis da sua vida e, também, nos momentos de maior glória.”

 

O sábio se despediu e seguiu viagem, e o Rei guardou o presente em um lugar bem protegido.

Os anos passaram e o império foi atacado. Muitos soldados mortos e a população se revoltou,  começou a destruir o reino em um sentimento de revolta, desespero e negatividade. O Rei, sem saber o que fazer, se lembrou do presente do sábio. Ao abrir o livro na última página estava escrito: “Isso também vai passar”. Ele caiu em si e começou a refletir como poderia encontrar formas de restaurar o seu reino, chamou seus fiéis conselheiros, se reuniram, definiram seus objetivos e estratégias e, com muita dedicação, aos poucos, dia após dia, foram se refazendo.

O tempo passou, a paz no reino foi totalmente restabelecida, um novo exército poderoso foi formado por guerreiros preparados desde jovens e este time de guerra acabou se tornando quase que imbatível. Muitos outros reinos foram conquistados e muita prosperidade era vista no reino. Até que o dia da grande vitória chegou e o exército do Rei derrotou o império do seu maior inimigo. Houve muita festa, discursos de comemoração e muitos elogios ao Rei. E este, em meio a tudo isso, sentiu se orgulhoso e muito poderoso por seus feitos e novamente se lembrou do presente do sábio. E ao abrir o livro encontrou novamente a frase: “Isso também vai passar”. Caindo em si, parou para refletir, lembrou-se de sua origem e de todos aqueles que contribuíram para que esta vitória fosse possível.

Esta história, adaptada por mim, traz uma enorme mensagem para estes dias de pandemia. Não importa o quão difícil esteja a situação, ela vai passar, porém existirá uma país, um Estado, uma cidade ou até mesmo um pequeno comércio de bairro a ser reconstruído.

E você, empreendedor, tem a missão de rever seus objetivos e planos e se preparar da melhor maneira possível para as conquistas do futuro. Definitivamente, você precisa agir! 

Faça como este Rei guerreiro, procure ajuda de pessoas que têm conhecimento para te auxiliar, de pessoas que você confia e prepare sua equipe para o novo tempo que virá.

 

Em um mundo que precisa ser reconstruído existem oportunidades para todos, situações que com certeza podem contribuir com o teu trabalho, teus produtos e serviços. Basta procurar enxergar por outros ângulos.

 

Você só precisa olhar para dentro de si e para dentro da sua empresa e pensar no que vocês fazem de melhor, focar todas as suas energias em fazer melhor ainda este “melhor”. Tornarem-se essenciais para o seu cliente.

Esta é a pergunta chave do momento: Como eu posso me tornar essencial neste momento e criar soluções para ajudar meu cliente?

Agir ao invés de esperar que tudo volte ao normal. Porque, infelizmente, a notícia que tenho para dar é de que nada voltará a ser como antes, o velho jeito de fazer as coisas não existirá mais.

E para você vencer, para conseguir efetivamente se reinventar, você precisará:

1) Unir sua equipe em torno de um propósito maior de ajudar seus clientes, com foco nas necessidades e preocupações dos seus consumidores;

2) Descobrir toda a potencialidade que existe na sua empresa, ou seja, quais são os seus pontos fortes e diferenciais;

3) Observar as tendências de mercado e para que sentido vão os novos comportamentos que estão surgindo;

4) Com um propósito em mãos e consciência das potencialidades da empresa, buscar formas de aperfeiçoar essas habilidades empresariais por meio de novos conhecimentos;

5) A partir daí pensar em soluções criativas e novos serviços criados para tornar o dia-a-dia do seu cliente mais prático, mais ágil e mais humano.

A junção da necessidade do cliente com os pontos fortes da sua empresa carrega as respostas para o reerguimento, pois possibilita a criação de algo totalmente novo, que dificilmente será copiado, pois foi criado com ingredientes únicos e totalmente originais que só a sua empresa tem.

E assim, com certeza você encontrará formas de cobrar por isso e o cliente vai querer pagar, pois você terá criado algo de valor para ele, que tem diferencial e realmente impacta sua vida.

Espero que tenha gostado desta reflexão.

Sucesso a todos!

Camila Kluppel - Mentora de Empresas, especialista em Empreendedorismo.

 

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Camila Kluppel
Camila Kluppel Seguir

Tem como propósito de vida inspirar e despertar empreendedores e times empresariais para o seu potencial de realização. Experiência de 15 anos na áreas de marketing, empreendedorismo e inovação. Formada em Publicidade e Propaganda (P

Ler conteúdo completo
Indicados para você