[ editar artigo]

Relacionamento Interpessoal

Relacionamento Interpessoal

 

O relacionamento interpessoal para algumas pessoas pode ser fonte de muito reconhecimento e bons momentos vividos juntos, tanto na vida pessoal como na profissional! Cada um de nós carrega em nossa vida, histórias de convivências que valeram a pena e que se pudéssemos repetiríamos com certeza.

O melhor é quando percebemos, que, com algumas pessoas, a tendência é que o circuito de interações seja leve e divertido, é como se acionássemos a criança que existe dentro de cada um de nós para ser livre e feliz.

Para outros, conviver tem sido um grande desafio desde muito cedo na vida e apesar de o tempo ir passando, as coisas continuam complicando-se! O pior é que com frequência algumas pessoas tendem a achar que o problema são os outros e não se colocam como parte corresponsável nas interações. Pensar assim tende a ser uma grande armadilha para não evoluir e não conquistar novas habilidades relacionais.

Vamos, inicialmente aqui, construindo um cenário que nos facilite a compreensão e dicas de como nos relacionarmos melhor com as pessoas:

Percepção – esse é um fator determinante e extremamente importante, pois é por onde tudo começa. A leitura que fazemos das pessoas e das situações vividas, tanto positivas quanto negativas, nos afetam diretamente sobre como vamos reagir em relação a determinados comportamentos e/ou pessoas. Quando a percepção é positiva, a tendência é ter maior aceitação sobre tudo o que é dito por aquela pessoa. Porém, quando a leitura é negativa, a pessoa pode dar a melhor ideia do mundo e ainda assim sofrerá resistências.

📌 Dica: Faça um exercício de autoanalise sobre como seria sua reação se a mesma sugestão ou questionamento viesse de uma pessoa da sua preferência?!

A nossa percepção é como se fossem lentes que colocamos sobre tudo que nos acontece em relação ao outro ou conosco. Se houver alguma distorção na percepção o restante inteiro poderá ser contaminado e muitos prejuízos podem ocorrer por conta de uma leitura equivocada. Seja por confiar de mais em quem não era confiável ou por não dar oportunidade para quem você não consegue ver potencial, mesmo sem nunca ter dado nenhuma chance!

📌 Dica: Avalie o quanto suas lentes da percepção podem estar contaminadas e por isso o processo de relacionamento fica complicado, pois o pré-julgamento negativo já tende a dificultar as interações.

Autoestima e Autoconfiança - Ter boa autoestima é diferente de boa autoconfiança, mas ambas são essenciais para promover autonomia e, consequentemente, melhor interação com o outro. A Autoestima está ligada ao valor que você dá para si mesmo, o quanto se valoriza. Já a autoconfiança está relacionada ao quanto você se sente capaz de fazer algo ou desempenhar determinado papel. Se um ou dois destes aspectos estiverem com baixa capacidade, a tendência pode ser de perceber o outro como uma constante ameaça, ou achar que não é merecedor de determinada oportunidade ou de relacionamentos com pessoas admiráveis aos seus olhos.

📌 Dica Autoestima: Faça uma lista de coisas que você gosta em você, quais são os aspectos que te definem e que você sente orgulho de ser como você é!?

📌 Dica Autoconfiança: Identifique quais atividades e papéis você desempenha com excelência e o quanto você consegue fazer a diferença positivamente quando se compromete a fazer alguma coisa. Em que você é TOP!?

Relacionamento Intrapessoal – Antes de aprender a lidar com o outro, a primeira fase da vida está relacionada a como nos sentimos e como percebemos as nossas necessidades serem atendidas ou não. A autopercepção e a autoimagem são aspectos muito importantes, pois se você sente dificuldades em se conectar consigo mesmo, o caminho de conexão com o outro tende a ser um pouco mais complexo.

📌  Dica: Avalie como você se sente em determinadas relações e contextos e quais cuidados consigo mesmo podem facilitar a construção de conexões/interações positivas!?

Após falarmos sobre estes aspectos todos relacionados ao intrapessoal, só então podemos ampliar nossas percepções sobre o Relacionamento Interpessoal, tema principal da nossa conversa aqui.

Relacionamento Interpessoal

Relacionamento que se estabelece na interação com o outro, onde as semelhanças e diferenças tendem a aparecer com certa rapidez. Tanto as semelhanças quanto as diferenças podem ser motivos de discórdia e conflito.

As semelhanças quando se referem a comportamentos disfuncionais, tendem a gerar muito desconforto, pois a pessoa reconhece no outro aquilo que também é dela, mas que, normalmente, tem dificuldade de admitir que possui determinada característica. Já as diferenças podem virar motivos para conflito com certa facilidade, pois a tendência natural de muitas pessoas é acreditar que se é diferente do que ela pensa, está errado! Se não concordam em algum ponto passam a ser rivais! E por aí vai....

Na realidade a capacidade que temos de aprendizado com as diferenças e semelhanças nas relações interpessoais é simplesmente maravilhoso, desde que a PERCEPÇÃO quanto a isso seja positiva e com abertura para olhar e se relacionar sob diferentes perspectivas.

A beleza das relações interpessoais está exatamente no fato que cada individuo é único e tem a capacidade de aprender e ensinar vivendo as mesmas situações, mas percebendo e muitas vezes se posicionando de formas diferentes!

📌 Dica: Quanto sua vida pode ser mais fácil se você aprender a olhar para as situações sobre diferentes perspectivas? Quais os principais ganho em você se manter aberto a novas ideias e possibilidades?

Relacionamento é uma via de mão dupla, onde cada um trafega por caminhos que aprendeu e tomou como verdade. A grande sabedoria da vida acontece quando compreendemos que muito da vida pode ser mais leve se exercitarmos o ir e vir sobre diferentes óticas e perspectivas!

A grande questão que fica para muitos é o que vale mais a pena: ser feliz ou ter razão? Qual é a sua melhor escolha!?

Adiles Maia
Fundadora e Diretora da Consultoria Maia

www.consultoriamaia.com.br

@consultoriamaia 

@adilesmaia

Gestão de Pessoas e Liderança

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você